20.5 C
Ituiutaba
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img
Home Blog

POLÍCIA MILITAR DISPONIBILIZA SITE PARA IMPRESSÃO DE REGISTROS DE OCORRÊNCIAS AOS USUÁRIOS

0

Ituiutaba,11 de setembro de 2020. Considerando que a qualidade do atendimento ao cidadão é uma preocupação da Polícia Militar de Minas Gerais e que a Instituição reconhece que a satisfação com o atendimento consolida a imagem positiva da Polícia Militar. Como forma de aprimorar os serviços operacionais e otimizar o atendimento ao público, fica estabelecido como meio oficial para disponibilização de REDS (Registros de Ocorrências de Defesa Social) na Corporação, o site www.policiamilitar.mg.gov.br. A partir de então, não será mais possível a impressão por meio físico bem como através do envio de e-mail.

DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes.

ACO/54° BPM

Fecomércio presente no encontro “Caminhos do Brasil”

0

Evento realizado em Brasília debateu os desafios da Reforma Tributária

O presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, e a coordenadora tributarista da entidade, Danielle Iranir, participaram do encontro “Caminhos do Brasil”, realizado pelo jornal O Globo, Valor Econômico e Rádio CBN.

O encontro, que é patrocinado pelo Sistema CNC, recebeu economistas e políticos para conversar sobre a Reforma Tributária, que avança no Congresso e em breve pode entrar em vigor.

A Fecomércio MG reforçou as exigências dos empresários mineiros contra o possível aumento de impostos para o setor do comércio. Em Brasília, a entidade trabalha junto a parlamentares com o objetivo de fazer com que as Leis Complementares da Reforma Tributária levem à diminuição da carga tributária para as empresas.

Representantes do governo e do Congresso e especialistas discutiram no evento, realizado na última terça-feira, as expectativas e os desafios para implementação da reforma tributária. A emenda constitucional foi aprovada no ano passado e a sua regulamentação está agora em debate pelo Executivo e o Legislativo.

O “Caminhos do Brasil” é uma realização dos jornais O Globo e Valor e da rádio CBN, com patrocínio do Sistema Comércio por meio da CNC, do Sesc, do Senac e de suas federações.

O tema foi debatido pelo deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma na Câmara; Ana Paula Vescovi, diretora de Macroeconomia do Santander; Bernard Appy, secretário extraordinário de Reforma Tributária do Ministério da Fazenda; e Heleno Torres, advogado e professor de Direito Financeiro da Faculdade de Direito da USP. O evento foi mediado por Thiago Bronzatto, diretor da sucursal do Globo em Brasília, e Fernando Exman, chefe da redação do Valor em Brasília.

A emenda constitucional que garantiu a mudança no sistema de impostos do país foi promulgada no dia 20 de dezembro do ano passado, depois de ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

O texto unifica os cinco impostos que hoje existem sobre consumo de bens e serviços (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS). Eles serão eliminados e substituídos por uma única alíquota a ser paga pelo consumidor quando pagar pelo produto, no modelo de Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

O imposto é dividido em duas partes, e por isso chamado IVA dual. Uma delas vai se tornar o CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), destinado para a União, e a outra será o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), para estados e municípios.

A transição entre sistemas começa em 2026, com a cobrança de apenas 1% de IVA. O valor vai aumentando ao longo dos anos seguintes, até chegar em 2033, quando todos os impostos sobre consumo serão extintos, e sobrará apenas o IVA.

FEMEC 2024: SIAMIG MARCA PRESENÇA EM FEIRA DO AGRONEGÓCIO EM UBERLÂNDIA

0

Na próxima segunda-feira, dia 01/04, tem início uma das maiores feiras do agronegócio em Minas Gerais: a FEMEC. A SIAMIG marcará presença para representar o setor bioenergético do estado. O evento será realizado no Parque de Exposições Camaru, em Uberlândia, com o tema “Biocombustíveis: a nova energia vem do campo”, e contará com a participação de mais de 100 expositores, incluindo indústrias, comerciantes e instituições relacionadas ao agronegócio brasileiro e mundial.

Esta 12ª edição do evento contará, em seu primeiro dia, com palestras do ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues, do vice-governador de Minas Gerais, Professor Matheus Simões, além de uma mesa redonda com lideranças do setor bioenergético mineiro.

Durante a FEMEC, a SIAMIG estará representada juntamente com suas associadas, Bioenergética Aroeira e CMAA, em um estande de mais de 200m². Os participantes terão a oportunidade de explorar as últimas inovações tecnológicas no campo da bioenergia e discutir os desafios e oportunidades do setor. A presença da SIAMIG e de suas associadas promete enriquecer o conhecimento dos visitantes sobre a importância e o potencial do etanol para a mobilidade sustentável.

O destaque do estande será um jogo interativo, desenvolvido para oferecer uma experiência educativa e envolvente sobre as aplicações e benefícios do etanol e do açúcar. Além disso, os visitantes poderão conhecer de perto “o carro mais sustentável do mundo”, um projeto inovador que busca apresentar um veículo híbrido capaz de operar tanto com energia elétrica quanto com etanol, promovendo uma alternativa ambientalmente consciente para a mobilidade urbana.

Adicionalmente, está previsto o pré-lançamento da nova marca da SIAMIG, agora denominada SIAMIG BIOENERGIA, que marca um novo capítulo no setor bioenergético de Minas Gerais. Essa mudança destaca o compromisso renovado da empresa com a sustentabilidade e a inovação, impulsionando ainda mais o desenvolvimento regional. A apresentação oficial está marcada para o dia 26 de abril, durante a Abertura da Safra Mineira de Açúcar e Etanol.

Com uma programação diversificada e palestrantes de renome, a FEMEC 2024 promete ser um espaço privilegiado para o intercâmbio de conhecimento, networking e negócios no setor agrícola e bioenergético. Não perca a oportunidade de participar deste evento, que é referência no calendário do agronegócio mineiro e brasileiro.

Para mais informações, entre em contato com:

Camila Rocha – Gerente de Comunicação SIAMIG

Email: camilarocha@siamig.com.br | Telefone: (31) 99970-3924

https://www.siamig.com.br/noticias/femec-2024-vai-discutir-a-tematica-dos-biocombustiveis-pela-primeira-vez-entenda

Gás veicular expande em Minas

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori

www.sindijorimg.com.br

Gás veicular expande em Minas

A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) está investindo cerca de R$ 3 milhões para expandir os corredores de Gás Natural Veicular (GNV) em Minas Gerais, como parte das metas regulatórias estipuladas pelo Governo do Estado. O objetivo é garantir pelo menos um posto de GNV a cada 400 quilômetros nas principais rodovias que conectam Minas a outros estados, facilitando o acesso a regiões estratégicas. Além disso, os investimentos visam promover a substituição de combustíveis mais poluentes por GNV, contribuindo para uma matriz energética mais limpa e sustentável em Minas Gerais. (Cidade Conecta – Belo Horizonte)

Servidores da Ufop aderem à greve

Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal de Ouro Preto realizaram um ato de deflagração de greve, na portaria do Campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. Veículos particulares e do transporte coletivo ficaram impossibilitados de entrar na instituição de ensino durante todo o período de manifestação, que encerrou-se por volta de 12h.  Com a greve, a UFOP se juntou a outras 63 instituições de ensino, incluindo 59 universidades federais e 4 institutos federais. O objetivo central do movimento grevista é pressionar o governo federal em busca da recomposição salarial dos servidores técnico-administrativos em educação para o ano de 2024. (O Liberal – Ouro Preto)

https://site.jornaloliberal.net/noticia/9668/servidores-tecnico-administrativos-da-ufop-iniciam-greve-com-manifestacao-na-portaria-do-campus-morro-do-cruzeiro

Valadares terá nova Policlínica

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, destinará mais de R$ 28 milhões para Governador Valadares, para investimentos em educação, infraestrutura e saúde. Destacam-se a construção de uma nova Policlínica, uma Unidade Básica de Saúde e um Centro de Atenção Psicossocial na cidade. Além disso, outras oito cidades da região também receberão investimentos em áreas como creches, esportes, transporte escolar e saúde, beneficiando mais de 660 mil pessoas. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

https://drd.com.br/valadares-recebera-do-pac-mais-de-r-15-milhoes-para-nova-policlinica/

Atleta patrocinense é campeã sub 18

A cidade de Patrocínio celebra mais uma conquista esportiva, desta vez no cenário do vôlei nacional, com a jovem atleta Lara Gabriele Rodrigues Almeida, de 16 anos, que integrou a Seleção Mineira Feminino Sub-18. Lara contribuiu para a equipe conquistar o título de campeã no Campeonato Brasileiro de Seleções 2024 – Divisão Especial, realizado em Maringá-PR. Apesar de atualmente jogar pelo Sesi Bauru em São Paulo, Lara tem raízes em Patrocínio, onde já passou por clubes locais como PTC e Catiguá. (Jornal de Patrocínio)

Aprovado Programa Lei Antirracismo

O legislativo de Formiga aprovou por unanimidade em reunião na segunda-feira (25) um projeto de lei que estabelece a inclusão obrigatória no currículo das escolas municipais o ensino de noções básicas sobre a Lei Antirracismo, por meio do Programa Lei Antirracismo nas Escolas. O objetivo é promover uma cultura de combate ao racismo e outras formas de discriminação, incentivando a igualdade de raça, cor, etnia, religião e orientação sexual, além de despertar o interesse dos estudantes pelos direitos humanos. (Últimas Notícias – Formiga)

Municípios têm regime de pagamento

A Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais anunciou que o regime especial de pagamento de precatórios de 28 municípios mineiros foi cumprido no final de março, e esses municípios voltam agora ao regime geral de pagamentos. Esse regime especial permite que os entes devedores de precatórios tenham um prazo constitucional para quitar seus débitos, retornando ao regime geral quando isso ocorre antes do prazo estabelecido. Graças aos esforços do TJMG, 317 entes devedores foram reconduzidos para o regime geral, representando 71% do total, enquanto 127 permanecem no regime especial. (Folha Patense)

https://folhapatense.com.br/minas-gerais/tribunal-de-justica-de-mg/mais-28-municipios-de-mg-retornam-ao-regime-geral-de-pagamento-de-precatorios/)

Minas produz 70% dos peixes ornamentais

A produção de peixes ornamentais em Minas Gerais é uma atividade econômica de destaque, responsável por cerca de 70% da produção nacional. Concentrada na região da Zona da Mata, principalmente em oito municípios ao redor de Muriaé, essa atividade não apenas gera renda para cerca de 400 famílias da agricultura familiar, mas também movimenta mais de R$ 10 milhões anualmente. A criação de peixes ornamentais oferece um retorno financeiro rápido e atrativo, com margem de lucro de até 60%, e requer menos esforço e espaço em comparação com outras atividades agrícolas. (Folha Machadense )

https://folhamachadense.com.br/minas-gerais-produz-70-dos-peixes-ornamentais-do-pais/)

I Congresso Fortalecendo Mulheres

O I Congresso Nacional Fortalecendo Mulheres para Ação, organizado pela Associação de Apoio às Mulheres de Sete Lagoas, contou com uma variedade de atividades, incluindo homenagens, palestras, feira de artesanato e gastronomia.  O objetivo do congresso foi trazer as mulheres para o foco, com o encerramento em grande estilo de diversas ações realizadas ao longo do mês de março, colocando a mulher no centro das tomadas de decisão, profissionalizando as mulheres, para que elas consigam se estabelecer no mercado de trabalho. (Diário Sete Lagoas)

Saúde em Foco: Avanços para o Samu e Novos Serviços para a População

0

O Secretário Municipal de Saúde, Miguel Ângelo, teve um dia de agenda intensa em Uberlândia, buscando melhorias para a saúde de Campina Verde.

Na parte da manhã, na sede do Cistri, a prestação de contas de 2023 foi aprovada e uma alteração no estatuto foi aprovada, permitindo investimentos em novas ambulâncias e equipamentos modernos para o Samu.

Na parte da tarde, na sede da Amvap, o orçamento para 2024 foi apresentado, assim como novos serviços de saúde para Campina Verde, incluindo exames, consultas e procedimentos cirúrgicos. A entrega de ônibus para a Saúde está confirmada para o dia 12 de abril.

A Prefeitura de Campina Verde segue comprometida em oferecer saúde de qualidade para toda a população.

Sem acordo, greve de servidores continua em Uberaba

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori

www.sindijorimg.com.br

Sem acordo, greve continua em Uberaba

O Governo municipal chamou pela primeira vez, no quinto dia de greve, representantes do funcionalismo e dos professores, para reunião na tarde de segunda-feira, 25, mas negociação salarial não teve avanço. Os sindicalistas apenas foram comunicados que será enviado à Câmara Municipal projeto que prevê a recomposição inflacionária de 3,71% nos vencimentos e o aumento de 4% no tíquete-alimentação. O secretário de Administração ressaltou que não há condições de conceder nada além do índice previsto na proposta já apresentada à categoria, informando que o projeto para formalizar o reajuste deverá ser protocolado ainda esta semana na Câmara Municipal. (Jornal da Manhã -Uberaba)

https://jmonline.com.br/politica/reuni-o-entre-governo-municipal-e-funcionalismo-n-o-traz-resultados-1.366900

Professores da Uemg fazem paralisação

Professores da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) em Passos aderiram ao movimento de paralisação de 24 horas, nesta terça-feira, num movimento que envolve todas as unidades da instituição no Estado de Minas. Segundo informações da Seção Sindical dos Docentes da Uemg (Aduemg), a manifestação foi aprovada em assembleia no dia 8 deste mês e tem como objetivo protestar contra sucateamento da instituição e da profissão. (Folha da Manhã – Passos)

Ciclistas realizam trajeto na Semana Santa

A Associação Divinopolitana de Ciclismo (ADC) promoverá o evento gratuito “Rota das Igrejas” em Divinópolis, Minas Gerais, no dia 27 de março. O pedal urbano percorrerá 12 igrejas da cidade em um trajeto de 20 Km, incentivando Turismo, Cultura e Fé. O evento começará na praça do Santuário e passará por várias igrejas, encerrando na Catedral Divino Espírito Santo. A ADC é uma entidade sem fins lucrativos que promove o ciclismo e participa ativamente de atividades sociais e educativas em Divinópolis. (Portal Gerais – Divinópolis)

https://portalgerais.com/rota-das-igrejas-ciclistas-de-divinopolis-realizam-trajeto-na-semana-santa/)

Expocafé será realizada pela Cocatrel

A Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas (Cocatrel) volta a organizar a Expocafé, por uma decisão conjunta das entidades que participam da gestão do evento. Nos anos anteriores, a organização da feira, considerada uma das maiores do agronegócio café no Brasil, esteve sob responsabilidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Planejada para acontecer de 3 a 6 de junho, a Expocafé 2024 manterá seu modelo de sucesso consolidado, proporcionando um ambiente propício para aprendizado, networking e oportunidades de negócios. Palestras e exposições são alguns destaques na programação, conforme antecipa a Cocatrel. (Correio Trespontano)

https://jornalcorreiotrespontano.com.br/2024/03/25/expocafe-2024-volta-a-ser-realizada-pela-cocatrel-no-aerodromo-de-tres-pontas/)

Sabará recebe projeto Steam

A cidade de Sabará oferece uma formação especial em Steam para educadores ao longo de 2024. Essa iniciativa, promovida pela Liga Steam em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Sabará, visa aprofundar o conceito e as práticas nas salas de aula. A abordagem Steam integra Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, incentivando o aprendizado por meio de metodologias ativas e projetos colaborativos entre os alunos. A formação já foi lançada em outros municípios e tem recebido aprovação dos educadores. (Folha de Sabará)

https://folhadesabara.com.br/noticia/31523/formacao-de-educadores-steam-sabara-e-um-dos-municipios-que-receberao-o-projeto-em-2024)

Raízes africanas celebradas em Poços

Poços de Caldas foi palco de celebrações em comemoração ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. O evento, em conformidade com a Lei Federal que estabelece essa data, visa combater a intolerância religiosa e o racismo. A programação incluiu apresentações de capoeira, berimbau, e congada, demonstrando a riqueza cultural das tradições afro-brasileiras. Organizado pelo Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Étnica, o evento teve o apoio de diversas entidades e autoridades locais. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

Comida di Buteco Belo Horizonte 2024

O Comida di Buteco, maior concurso de butecos do Brasil, ocorre de 5 de abril a 5 de maio, convidando a comunidade a eleger o melhor buteco do país. Em sua 24ª edição em Belo Horizonte, o concurso destaca a importância dos butecos na sociabilidade brasileira, com mais de 1.100 estabelecimentos participantes em todo o país. O evento não é apenas uma competição, mas também uma chave de impacto socioeconômico, gerando empregos e movimentando a economia local. (Jornal Esplanada – Belo Horizonte)

https://jornalesplanada.com.br/comida-di-buteco-belo-horizonte-2024-confira-a-lista-de-butecos-participantes-neste-ano/)

Moradores têm simulado de segurança

A Auren Energia realizará um simulado de segurança de barragem da UHE Picada no distrito de Monte Verde e no município de Belmiro Braga em 14 de abril. Além disso, a empresa iniciará uma série de visitas e palestras para os moradores dessas regiões nesta segunda-feira. O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência da usina e visa capacitar os moradores para uma eventual evacuação da área. As visitas e palestras serão conduzidas pela empresa Sob Medida, contratada pela Auren Energia, e têm como objetivo esclarecer dúvidas e coletar sugestões para o aprimoramento das ações do PAE. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/25-03-2024/moradores-de-monte-verde-e-belmiro-braga-recebem-simulado-de-seguranca-de-barragem.html)

Cerrado é a maior região produtora de Queijo Minas Artesanal do Estado

Conforme estimativa da Emater-MG, o Cerrado é a principal região produtora de Queijo Minas Artesanal em Minas Gerais, responsável por mais de 30% da produção total do estado, estimada em mais de 9,5 mil toneladas anualmente. Além do Cerrado, existem outras nove regiões oficialmente reconhecidas, cada uma com suas características distintas. O QMA do Cerrado conquista paladares país afora pelo seu sabor suave e massa cremosa. Outra característica da região é reunir produtores de diferentes portes, desde familiares a grandes empreendedores. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/agronegocio/cerrado-maior-regiao-produtora-queijo-minas-artesanal/

Reforma e ampliação do PSF Dona Francisca Toscano

0

A Prefeitura de Gurinhatã deu início nas últimas semanas à obra de revitalização e ampliação da unidade do PSF Dona Francisca Toscano Cardoso.

Com recursos próprios na ordem de R$65 mil, a obra é muito importante para garantir qualidade no ambiente de trabalho e para quem busca atendimento na unidade.

Gurinhatã tem passado nos últimos 7 anos pelo maior programa de desenvolvimento das últimas décadas, com o maior pacote de obras da história do Município.

Norte ajuda Minas a bater recorde

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori

www.sindijorimg.com.br

Norte ajuda Minas a bater recorde

Com forte contribuição de projetos instalados no Norte do Estado, Minas Gerais superou o marco histórico de 4 GW de geração solar centralizada em operação, se tornando líder no segmento de energia solar fotovoltaica. A Bahia, com 2,05 GW, e o Piauí, com 1,51 GW, aparecem em segundo e terceiro lugares, respectivamente. A inserção de novos empreendimentos nos municípios de Paracatu e Jaíba, no Norte do Estado, que entraram em operação na primeira semana de março, foi responsável pelo incremento de 220,5 MW na matriz elétrica do estado, levando ao marco de 4 GW de geração solar fotovoltaica centralizada. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)

https://novojornaldenoticias.com/noticias/norte-ajuda-minas-a-bater-recorde/

Feira do Peixe em Teófilo Otoni

A 29ª edição da Feira do Peixe em Teófilo Otoni, iniciada ontem, será realizada até o dia 29 de março. Os produtores irão comercializar diversas variedades de peixes vivos, e a população ainda vai encontrar artesanatos, produtos de Páscoa, como chocolates, cestas para presentes, tudo feito no capricho pelos empreendedores locais. Também serão vendidos temperos, verduras, ingredientes para canjica, vários produtos da agricultura familiar, e os participantes também vão curtir música ao vivo e degustar as delícias da gastronomia com pratos típicos desta ocasião. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/?p=23944

Sociedade de Eubiose em São Lourenço

A Câmara Municipal de São Lourenço realizou na semana passada uma Sessão Solene em homenagem às comemorações do centenário de fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose. Fundada em 10 de agosto de 1924, na cidade de Niterói, no estado do Rio de Janeiro, a Sociedade Brasileira de Eubiose tem a cidade de São Lourenço como sede. O evento contou com a presença de diversos membros da sociedade, convidados e autoridades, no Plenário Juscelino Kubistchek de Oliveira. (Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/sessao-solene-na-camara-municipal-de-sao-lourenco-celebra-o-centenario-de-fundacao-da-sociedade-brasileira-de-eubiose/

Exposição da relação entre arte e medicina

A exposição “Mais vasto é meu coração”, da artista e médica Silene Fiuza, está em cartaz na PQNA Galeria Pedro Moraleida, no Palácio das Artes, explorando a intersecção entre arte e medicina. Composta por 20 obras, a propõe uma visão poética da anatomia humana, utilizando elementos como radiografias, cores neon e padrões de hemoglobinas. A artista, aos 65 anos, combina sua formação em medicina com sua paixão pela arte, trazendo à tona uma nova perspectiva sobre o corpo humano. A exposição fica em exibição até 5 de maio, com entrada gratuita. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

https://edicaodobrasil.com.br/2024/03/22/exposicao-mais-vasto-e-meu-coracao-reflete-a-relacao-entre-arte-e-medicina/

Festival de Gastronomia em Itapecerica

O 16º Festival de Gastronomia Rural de Itapecerica está marcado para ocorrer de 30 de maio a 2 de junho de 2024, durante o feriado de Corpus Christi. O evento promete oferecer uma jornada gastronômica, destacando pratos tradicionais de Minas Gerais, valorizando ingredientes locais e celebrando todo o processo que leva o alimento do campo à mesa. Com uma infraestrutura completa e uma programação diversificada, incluindo workshops culinários e shows musicais, o festival busca proporcionar uma experiência enriquecedora para os visitantes, enquanto promove a cultura, a tradição e a hospitalidade mineira. (Portal Gerais)

https://portalgerais.com/itapecerica-confirma-data-do-festival-de-gastronomia-2024/

Projeto promove alimentação saudável

A Secretaria de Educação (Semed) de Uberaba está promovendo um projeto inovador chamado “Alimentando histórias, nutrindo crianças” destinado aos alunos da Educação Infantil. O projeto utiliza atividades lúdico-criativas, como adaptação de histórias infantis, para despertar nos alunos o interesse pela alimentação saudável e desencorajar o consumo de alimentos ultraprocessados. A iniciativa faz parte da Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e tem como objetivo geral contribuir para que pessoas, famílias e comunidades façam escolhas alimentares adequadas e saudáveis. (Jornal da Manhã – Uberaba)

https://jmonline.com.br/cidade/projeto-promove-habitos-de-alimentac-o-saudavel-de-maneira-criativa-em-escolas-1.366560

Marisa Orth estrela peça em Uberlândia

A peça teatral “Barbara”, estrelada por Marisa Orth, chega a Uberlândia nos dias 5, 6 e 7 de abril, e será apresentada no Teatro Municipal. A obra foi criada em cima do trecho “Há pessoas cujas vidas imploram para ser escritas”, do prefácio de “A Saideira: Uma dose de esperança depois de anos lutando contra a dependência”, de Ruy Castro. Nele, Barbara Gancia expõe de peito aberto um tema de sua vida que até os dias atuais é tabu para muita gente: a luta contra o alcoolismo. Marisa Orth é uma das atrizes mais versáteis de sua geração, com imensa contribuição na TV, teatro musical, cinema e música. (Diário de Uberlândia)

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/35397/marisa-orth-estrela-peca-teatral-no-proximo-mes-em-uberlandia-ingressos-estao-a-venda)

Servidores de JF mantêm paralisação

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori

www.sindijorimg.com.br

Servidores de JF mantêm paralisação

Os servidores municipais não aceitaram a contraproposta de reajuste salarial feita pela Prefeitura de Juiz de Fora na sexta-feira, 22, e prometeram intensificar a paralisação deflagrada por eles na última quarta-feira, 20, a partir de segunda, 25. Pelo terceiro dia consecutivo, servidores realizaram uma manifestação em frente ao prédio da PJF, na Avenida Brasil. Dezenas de profissionais do setor administrativo, da limpeza urbana, do setor de obras e da saúde se reuniram para exigir a valorização dos serviços prestados por meio do reconhecimento de direitos e de aumento de salário. Em reunião com a Prefeitura depois da manifestação, a contraproposta feita pelo Executivo não foi aceita.  (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Projeto oferece cursos culturais

O Centro Cultural Sesiminas Uberaba realizará mais uma edição do projeto Casa Aberta no sábado, 23, com entrada gratuita e inscrições para oficinas no local. O evento visa apresentar as atividades do Centro Cultural, com destaque para os cursos da Escola de Cultura, como Jazz, Dança Contemporânea, Teatro, Ballet Clássico e Circo. Haverá aulas experimentais gratuitas, feirinha de artes, apresentações artísticas, foodtrucks e oficinas de circo, teatro, dança, fotografia, desenho e violão. (Jornal de Uberaba)

https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/77144/projeto-casa-aberta-oferece-cursos-culturais-e-aulas-gratuitas)

Copasa amplia atuação do Pró-Mananciais

A Copasa expandiu o programa Pró-Mananciais para a bacia do ribeirão dos Tachos, em Varginha, visando à recuperação e preservação ambiental da região. Essa iniciativa, que conta com a colaboração da comunidade e do Coletivo Local de Meio Ambiente de Varginha (Colmeia), busca proteger os recursos hídricos e beneficiar os sistemas de abastecimento de água da região. O programa Pró-Mananciais é parte dos esforços da Copasa em cumprir a Agenda 2030 da ONU e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, especialmente o ODS 15, que visa proteger os ecossistemas terrestres e promover o uso sustentável da terra. (Gazeta de Varginha (https://www.gazetadevarginha.com.br/post/copasa-amplia-atua%C3%A7%C3%A3o-do-pr%C3%B3-mananciais-em-varginha)

Pouso Alegre adere à Amesp

O plenário da câmara de Pouso Alegre testemunhou um momento histórico com a adesão da cidade à Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (Amesp). Com a chegada de Pouso Alegre, a Associação passa a atender 30 cidades e mais de 500 mil pessoas. O prefeito Cel Dimas, durante o evento, expressou sua satisfação com a integração da cidade à associação. “É um passo significativo para nossa comunidade. Estamos comprometidos em buscar o melhor para Pouso Alegre e a Amesp proporciona uma série de benefícios que irão impactar positivamente a vida dos cidadãos”. (Diário Regional – Pouso Alegre)

Itabirito combate o feminicídio

O município de Itabirito, por meio da Lei nº 4034/2024, instituiu o “Dia da Conscientização e Combate ao Feminicídio”. A lei estabelece que o dia 04 de fevereiro será dedicado anualmente a essa causa e visa sensibilizar a população sobre os direitos das mulheres, bem como promover ações efetivas contra o feminicídio e outras formas de violência de gênero. O objetivo é intensificar campanhas, debates e atividades para prevenir e enfrentar essa violência, alinhando-se com a legislação nacional e fortalecendo as redes de apoio às vítimas. (Jornal O Liberal – Ouro Preto)

https://site.jornaloliberal.net/noticia/9639/itabirito-institui-o-dia-da-conscientizacao-e-combate-ao-feminicidio)

Projeto incentiva trocas de saberes

O Projeto Chá de Saberes, da Prefeitura de Belo Horizonte, promove oficinas teóricas e práticas gratuitas sobre plantas medicinais, voltadas para pessoas idosas e jovens até 30 anos, com foco em membros de povos e comunidades tradicionais de matriz africana e indígena. Realizado pela primeira vez, o projeto conduziu formações que abordaram técnicas de plantio, manuseio e preparo de receitas. As atividades visam trocar saberes sobre o uso das plantas para prevenção e tratamento, além de incentivar o empreendedorismo e a organização de redes de venda. (Jornal São Geraldo – Belo Horizonte)

https://jornalsaogeraldo.com.br/belo-horizonte/projeto-da-pbh-incentiva-trocas-de-saberes-sobre-plantas-e-ervas-medicinais/)

Manhuaçu celebra o Dia da Água

O Comitê da Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu) anuncia o lançamento do Edital de Chamamento da Iniciativa Protratar Projetos em comemoração ao Dia Mundial da Água, disponibilizando mais de R$ 1 milhão para melhorias em saneamento básico e abastecimento de água em municípios da região. O edital visa beneficiar cidades inseridas na Bacia Hidrográfica do Rio Manhuaçu, buscando mitigar os impactos da falta de saneamento básico identificados pelo Plano Diretor de Recursos Hídricos. Além disso, a Iniciativa Rio Vivo, em fase inicial na bacia, investirá mais de R$ 4 milhões em ações para melhoria da qualidade e incremento hídrico (Diário de Manhuaçu)

Workshop na Fiemg Centro Oeste

O evento realizado na FIEMG Regional Centro-Oeste proporcionou aos empresários e gestores ambientais de Divinópolis e região uma oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os impactos da nova organização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de outras medidas relevantes. Contando com uma equipe de palestrantes qualificados, o workshop integra uma série de capacitações planejadas ao longo do ano, visando oferecer informações de qualidade aos profissionais envolvidos na gestão ambiental das empresas. (Portal G37 – Divinópolis)

Poluição do ar em Timóteo é alta

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori

www.sindijorimg.com.br

Poluição do ar em Timóteo é alta

O município de Timóteo tem índice de material particulado no ar, equivalente a 10,1 e excede de 2 a 3 vezes o parâmetro da Organização Mundial da Saúde (OMS). O número coloca o município do Vale do Aço entre um dos mais poluídos no Brasil, numa lista que tem predominantemente municípios do estado de São Paulo, dentre eles, Guarulhos e Cubatão. Coincidentemente, o estudo é divulgado na semana em que o município de Timóteo teve derrubado um veto governamental a uma proposta de manejo na Apa Serra do Timóteo, para liberar a ocupação urbana (loteamentos) em uma área de preservação. (Diário do Aço – Ipatinga)

https://www.diariodoaco.com.br/noticia/0114326-timoteo-e-uma-das-cidades-com-o-ar-mais-poluido-no-brasil-aponta-relatorio-da-world-air-quality

Combate à extração ilegal em serra

A Prefeitura de Sete Lagoas, em parceria com a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal, está intensificando o patrulhamento ostensivo na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Santa Helena para combater a extração ilegal de cristal de quartzo, um crime ambiental comum na região que ameaça a unidade de conservação. O patrulhamento especial visa vistoriar áreas onde as ocorrências são frequentes e identificar rotas utilizadas pelos infratores. A extração irregular de cristal de quartzo não é permitida na APA, e a fiscalização é realizada diuturnamente para monitorar e impedir essa atividade prejudicial, que polui nascentes e degrada o relevo natural. (Diário de Sete Lagoas)

https://diariosetelagoas.com.br/guarda-municipal-pm-e-meio-ambiente-combatem-a-extracao-de-cristal-na-apa-da-serra-de-santa-helena/)

DMAE realiza ação de preservação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) está promovendo uma ação educativa neste Dia Mundial da Água, na área central de Poços de Caldas, visando conscientizar a população sobre o uso racional desse recurso. Essa ação faz parte dos esforços contínuos do DMAE para garantir a sustentabilidade e preservação dos recursos hídricos, operando três estações de tratamento de água e gerenciando três estações de tratamento de esgoto. A autarquia investe em novas tecnologias e na educação ambiental, demonstrando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente. (Portal Poços.com)

https://pocoscom.com/dia-mundial-da-agua-dmae-realiza-acao-de-conscientizacao-e-preservacao/)

Mulheres são maioria na agricultura

O papel das mulheres na agricultura urbana de Belo Horizonte é destaque, representando mais de 60% na produção de alimentos. Elas desempenham papéis operacionais e de gestão, contribuindo para a geração de renda e autonomia financeira, além de fornecerem alimentos saudáveis para suas famílias e comunidades. A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional enfatiza a importância da política municipal de apoio à agricultura urbana e à agroecologia para o protagonismo feminino na segurança alimentar. (Balcão News – Belo Horizonte)

https://balcaonews.com.br/2024/03/21/mulheres-sao-maioria-na-agricultura-urbana/)

Casa de Apoio é reconhecida 

Mariana aprovou o Projeto de Lei que confere o título de utilidade pública municipal à Casa de Apoio “Mãos que Semeiam”, vinculada à Igreja Palavras de Vida Eterna. Liderada pelo Pastor Willian Costa, a instituição se destaca na reabilitação de dependentes químicos e moradores de rua, oferecendo apoio voluntário. A Casa de Apoio já acolheu cerca de 35 pessoas, com 15 alcançando recuperação. A aprovação representa um reconhecimento importante e reafirma o compromisso da instituição em fornecer assistência e esperança àqueles que enfrentam a dependência. (Jornal Ponto Final – Mariana)

https://jornalpontofinal.com.br/2024/03/21/casa-de-apoio-maos-que-semeiam-e-reconhecida-como-utilidade-publica-municipal/)

Música para Todos em Bom Despacho

A Prefeitura de Bom Despacho lançou o projeto “Música Para Todos”, visando integrar artistas locais em eventos municipais e fortalecer o cenário cultural da cidade. As inscrições para músicos e bandas estão abertas até 10 de abril, com 17 vagas disponíveis. Os selecionados terão a oportunidade de se apresentar e receberão remuneração. As vagas são distribuídas entre diferentes gêneros musicais, como sertanejo, MPB e pagode, contemplando o talento local e oferecendo entretenimento de qualidade à população. (Portal Gerais – Divinópolis)

https://portalgerais.com/musica-para-todos-bom-despacho-abre-portas-para-talentos-locais/)

Space Day em Governador Valadares

O Space Day, um evento global, acontecerá neste sábado (23) no Polo de Transformação Digital, em Governador Valadares. A proposta é proporcionar experiências espaciais por meio de tecnologia e educação. Haverá um bate-papo com especialistas, uma miniexposição de artefatos espaciais e espaços interativos com atividades lúdicas, incluindo equipamentos de realidade virtual e aumentada, voltados para estudantes do ensino fundamental. Durante o evento, duas bolsas de estudos “International Journey” serão oferecidas a estudantes da rede municipal de educação, proporcionando uma viagem a um dos maiores centros de pesquisa da NASA nos Estados Unidos. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

https://drd.com.br/space-day-evento-educativo-mostra-experiencias-espaciais-atraves-de-tecnologia/)

Sabará receberá a exposição fotográfica

O Grupo de Teatro Cena Aberta está celebrando 40 anos de existência com a Exposição “40 Anos do Grupo de Teatro Cena Aberta”, apoiada pela Prefeitura de Sabará. A exposição acontecerá de 22 a 31 de março, no Solar do Padre Correia, com entrada gratuita. Ao longo dessas quatro décadas, o grupo tem se destacado no cenário artístico e cultural de Sabará, apresentando uma variedade de peças que emocionam e provocam reflexão. Um dos destaques é a dramatização da vida de Jesus Cristo no espetáculo “Cenas da Paixão”, mostrando o compromisso do Cena Aberta com a mensagem de amor e respeito ao próximo. (Folha de Sabará )

https://folhadesabara.com.br/noticia/31454/solar-do-padre-correia-em-sabara-recebera-a-exposicao-fotografica-l40-anos-do-grupo-de-teatro-cena-abertar)

Reta final na obra da feira do produtor

0

Gurinhatã – A equipe de jardinagem já trabalha no plantio de grama na FEIRA DO PRODUTOR, numa obra importante, voltada para o fortalecimento da economia no Município.

Segundo o prefeito Wender Luciano, a FEIRA DO PRODUTOR, será destinada para comercialização de Produtos derivados da bovinocultura de leite, apicultura, piscicultura e fruticultura.

A obra, que fica na Avenida Jonas Vilela, tem investimento de R$260 mil, sendo construída em área ao lado do PSF Orlandino Bento de Oliveira, sob a responsabilidade da R1 Engenharia.