22.9 C
Ituiutaba
terça-feira, abril 16, 2024
spot_img
Home Blog

POLÍCIA MILITAR DISPONIBILIZA SITE PARA IMPRESSÃO DE REGISTROS DE OCORRÊNCIAS AOS USUÁRIOS

0

Ituiutaba,11 de setembro de 2020. Considerando que a qualidade do atendimento ao cidadão é uma preocupação da Polícia Militar de Minas Gerais e que a Instituição reconhece que a satisfação com o atendimento consolida a imagem positiva da Polícia Militar. Como forma de aprimorar os serviços operacionais e otimizar o atendimento ao público, fica estabelecido como meio oficial para disponibilização de REDS (Registros de Ocorrências de Defesa Social) na Corporação, o site www.policiamilitar.mg.gov.br. A partir de então, não será mais possível a impressão por meio físico bem como através do envio de e-mail.

DISQUE DENÚNCIA: 181 – SIGILO ABSOLUTO
Ajude a Polícia Militar a prender suspeitos e recuperar bens de vítimas de crimes.

ACO/54° BPM

MP pede anulação de concessão das BRs

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

MP pede anulação de concessão das BRs

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público Estadual (MPE) ajuizaram uma ação civil pública solicitando a nulidade do contrato de concessão das BRs 365 e 452, rodovias administradas pela concessionária EPR Triângulo desde fevereiro do ano passado. De acordo com os órgãos, os atos praticados pelo governo mineiro são nulos, porque foram simulados, frustrando o caráter concorrencial do procedimento licitatório e chegam a “configurar, em tese, crimes contra a fé pública e a Administração Pública”. (Diário de Uberlândia)

https://diariodeuberlandia.com.br/noticia/35519/mpf-e-mpe-pedem-anulacao-dos-contratos-de-concessao-das-brs-365-e-452-no-triangulo-mineiro

Copasa faz diagnóstico no Mucuri

Com o compromisso de cuidar do meio ambiente e zelar pela preservação dos mananciais e nascentes, a equipe socioambiental da Gerência Regional de Teófilo Otoni da Copasa, deu continuidade nesta semana, na zona rural de Poté, a execução das atividades do Pró-Mananciais, programa de proteção e recuperação de microbacias hidrográficas, que visa à preservação ambiental em curto, médio e longo prazo. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/?p=24196

Alunos recebem treinamento

A Copasa tem realizado iniciativas significativas em Varginha desde 2017 por meio do Programa Pró-Mananciais, concentrando esforços na recuperação e preservação das bacias do ribeirão Santana e, agora, do ribeirão dos Tachos. A recente colaboração com os alunos do Cefet-MG promete trazer novas ideias e energia para os projetos em andamento. A iniciativa fortalece os resultados positivos alcançados pelo Coletivo Local de Meio Ambiente (Colmeia) de Varginha, reforçando o compromisso com a preservação ambiental e a segurança hídrica. (Folha de Varginha)

https://blogdomadeira.com.br/alunos-do-cefet-recebem-treinamento-para-atuar-no-pro-mananciais-em-varginha/)

Medalha homenageia Mulheres

Anualmente, a Câmara Municipal de Araxá realiza a cerimônia de entrega da Medalha Leonilda Montandon, homenageando mulheres que se destacam na sociedade por seu trabalho educacional, empresarial, social, filantrópico, cultural ou artístico. A cerimônia deste ano homenageou empresárias, comunicadoras, profissionais da saúde e principalmente educadoras. Durante o evento, também foi entregue o troféu Dona Carlota de Melo pela Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA. (Jornal Clarim – Araxá)

https://clarim.net.br/medalha-leonilda-montandon-homenageia-mulheres-de-araxa/

BH desenvolve programa para inclusão

O programa “Estamos Juntos” de Belo Horizonte busca promover a inclusão produtiva da população em situação de rua por meio de parcerias com empresas e entidades. Desde 2019, o programa oferece oportunidades de qualificação profissional, inserção no mercado de trabalho e estímulo ao empreendedorismo. Em parceria com a Rede Cidadã desde 2023, mais de 300 pessoas foram qualificadas e 210 participaram ou estão inseridas em frentes de trabalho. (Edição do Brasil – Belo Horizonte)

https://edicaodobrasil.com.br/2024/04/12/bh-desenvolve-programa-para-inclusao-produtiva-de-pessoas-em-situacao-de-rua/)

Distribuição gratuita de Araucária

A 7° Festa do Marmelo e 2° Festival Gastronômico do Pinhão de Delfim Moreira está trazendo uma oportunidade especial para os amantes da natureza: a distribuição gratuita de mudas de Araucária. Este evento, que celebra a riqueza gastronômica e cultural da região, agora também se destaca por sua iniciativa ambiental. As mudas de Araucária são símbolos da biodiversidade brasileira e essenciais para a preservação de nossas florestas. Durante a festa, os participantes terão a chance de receber essas mudas e contribuir para o plantio e cuidado dessas árvores tão importantes para o ecossistema.

(Jornal Panorama – Caxambu)

https://jornalpanoramaminas.com.br/distribuicao-gratuita-de-mudas-de-araucaria-na-7-festa-do-marmelo-e-2-festival-gastronomico-do-pinhao-de-delfim-moreira/

Planta de 200 anos é encontrada

Uma nova espécie de planta da família do girassol foi descoberta por pesquisadores em Piumhi, Minas Gerais. Durante uma expedição realizada em março de 2024 na região da Cachoeira da Belinha, coordenada pelo movimento Amigos do Araras e da Belinha, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Museu Nacional e Universidade Estadual de Feira de Santana, a nova planta foi identificada. A descoberta ressalta a importância de Piumhi para a biodiversidade e a necessidade de proteção dessas áreas. (Tribuna Formiguense)

https://tribunacentroeste.com.br/noticias/pesquisadores-descobrem-planta-da-fam-lia-do-girassol-que-n-o-era-vista-h-mais-de-200-anos-em-piumhi)

Semana de Incentivo à Literatura

A IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, focada nas afromineiridades, teve início em Divinópolis e se estenderá até o dia 21 de abril. A Biblioteca Pública Municipal Ataliba Lago sediará uma mostra cultural, incluindo lançamento de livro, noite da poesia especial com participação dos Reinadeiros da Congregação das Irmandades Congadeiras, bate-papo com o escritor Arnaldo Júnior, e hora do conto com Cris Silva e Bruno Rodrigo Ramos. O evento busca celebrar as manifestações da tradição oral e promover as culturas afro-diaspóricas. (Portal G37 de Notícias – Divinópolis)

https://g37.com.br/divinopolis/semana-estadual-de-incentivo-a-literatura-inicia-nesta-segunda-feira/

Flávia assume presidência da Abih-MG

Uma inesperada mudança na mais importante entidade da hotelaria mineira, em função da renúncia do empresário Pablo Ramos – Impar Hotéis, alegando problemas pessoais, desde o último dia 8 de abril, leva a arquiteta, empresária e hoteleira Flávia Araújo a assumir a presidência da Associação Brasileira da Indústria e Hotéis – Seção Minas Gerais – Abih-MG. (Conexão Minas – Belo Horizonte)

https://zeaparecido.com.br/blogueiros/flavia-araujo-da-rede-san-diego-hoteis-assume-a-presidencia-da-abih-mg-entidade-maxima-da-hotelaria-mineira/

Fonte: SINDIJORI MG



Café transforma vidas em Caratinga

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Café transforma vidas em Caratinga

Uma história que une laços familiares, paixão por café e políticas públicas que dão certo tem o poder de transformar toda uma comunidade. A família de Fernanda Eloise Sá de Andrade Ribeiro, do município de Caratinga, é cafeicultora há pelo menos quatro gerações, com produtos de alta qualidade. Uma experiência de sucesso, que teve início com a assistência técnica da Emater-MG e culminou com o selo do Programa Certifica Minas. A trajetória desta produtora rural, que remonta aos tataravós, é destaque no Dia Mundial do Café, celebrado neste domingo (14), e ilustra a dedicação aos cafés especiais produzidos na região das Matas de Minas (Diário de Caratinga)

https://diariodecaratinga.com.br/dia-mundial-do-cafe-cafeicultura-transforma-vidas-em-caratinga/#prettyPhoto

Exportações de café para a China crescem

O café mineiro tem rompido barreiras geográficas e culturais e vem conquistando paladares do outro lado do planeta. Nesta semana do Dia Mundial do Café, comemorado no domingo (14/4), um dos destaques é o crescimento das exportações para a China, que passaram por aumento vertiginoso nos últimos dez anos, alcançando a cifra de quase US$ 251 milhões em 2023. Com o avanço, o país asiático chegou ao patamar de sexto principal destino da produção cafeeira do estado. (Jornal de Patrocínio)

https://jornaldepatrocinio.com/noticias/exportacoes-de-cafe-para-a-china-crescem-quase-4-000-em-10-anos/)

Demanda por crédito sobe 3,8%

A busca do consumidor de Minas Gerais por crédito subiu 3,8% em fevereiro na comparação com mesmo mês de 2023. De acordo com os dados do Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, o desempenho observado no Estado ficou acima da média nacional, de -0,2%, resultado que indica estabilidade. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o índice nacional representa estabilidade após as mudanças na economia, com queda das taxas de juros e do desemprego. (Diário do Comércio – Belo Horizonte)

https://diariodocomercio.com.br/economia/demanda-por-credito-sobe-38-em-minas-gerais/

Circuito impulsiona turismo regional

Israel de Souza Pereira Pereira, Secretário de Turismo de Poços de Caldas, Israel de Souza Pereira, diz que o Circuito Turístico Caminhos Gerais foi estabelecido com o propósito de impulsionar a evolução e valorização dos municípios na esfera do turismo regional. Israel destacou a importância desse alinhamento com o Estado, enfatizando que isso promove a valorização dos diversos aspectos que cada município possui, desde artigos culturais até gastronômicos, passando pelos potenciais turísticos e pelas histórias locais, incluindo os patrimônios históricos. (Jornal Mantiqueira – Poços de Caldas)

https://www.jornalmantiqueira.com.br/2024/04/13/circuito-turistico-caminhos-gerais-um-impulso-ao-desenvolvimento-regional/

Açucena ganha 47 casas populares

A prefeitura de Açucena realizou uma agenda em Brasília em busca de recursos e emendas para beneficiar o município. Durante a visita, participaram de uma reunião no Ministério das Cidades sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, que resultou na contemplação de Açucena com 47 casas populares, beneficiando 47 famílias com a conquista do sonho da casa própria. Além disso, foram destinados recursos para a reforma da ponte Alcir Rodrigues, danificada pelas chuvas. (Jornal dos Vales)

https://jornaldosvales.com.br/noticia/46412/acucena-e-contemplada-com-47-casas-populares-no-programa-minha-casa-minha-vida-)

Cemig investe na iluminação da Ufop

A Cemig concluiu a modernização do sistema de iluminação em várias unidades da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE) da companhia. O investimento de cerca de R$1,5 milhão, aprovado por meio de chamada pública em 2022, permitiu a substituição de 987 lâmpadas por luminárias e refletores de LED em quatro locais da Ufop. Com essa atualização, espera-se uma economia de energia significativa. Os benefícios incluem economia financeira para a Ufop, maior vida útil e qualidade da iluminação. (Andradas Hoje)

https://jornalandradashoje.com.br/cemig-investe-r15-milhao-em-modernizacao-da-iluminacao-da-ufop/)

Festival de Cachaça e Gastronomia

Congonhas se prepara para sediar dois eventos culturais e gastronômicos imperdíveis: o 1º Festival de Cachaça “Congonhas do Campo 2024” e a 10ª edição do Circuito Gastronômico Congonhas Sabores. O festival de cachaça celebra uma das bebidas mais emblemáticas de Minas Gerais e comemora os 10 anos do circuito gastronômico. O Circuito Gastronômico, de 18 a 21 de abril, será uma oportunidade para os amantes da culinária explorarem sabores autênticos da região, destacando sua identidade cultural e ingredientes locais. (Correio da Cidade – Conselheiro Lafaiete)

https://jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/35249-congonhas-enaltece-tradicoes-culturais-com-festival-de-cachaca-e-circuito-gastronomico

Fonte: SINDIJORI MG



Remoção de fios agilizada em Viçosa

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

 

 

Remoção de fios agilizada em Viçosa

A Câmara de Viçosa aprovou em primeiro turno projeto de lei que altera a Lei nº 2.954/2022, que trata da obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiação aérea excedentes e sem uso no município. As mudanças propostas pelo PL surgiram após a constatação pela Secretaria de Obras de que não é possível identificar a qual empresa pertence cada fiação. O novo projeto estabelece um prazo para que as empresas realizem o mapeamento de suas respectivas fiações. Caso não cumpram essa determinação, a Prefeitura fica autorizada a recolher os fios deixados. (Folha da Mata – Viçosa)

https://www.folhadamata.com.br/camara/noticias/camara-pl-que-dispoe-sobre-a-remocao-de-fios-e-cabos-e-aprovado-em-1a-votacao

 

Fórum debate desenvolvimento do Vale

Foi realizado na semana que passou o Fórum Invest Vale do Rio Doce. O encontro, realizados nos dias 10 e 11 de abril no Teatro Atiaia, é considerado o maior evento sobre desenvolvimento econômico do Leste de Minas Gerais. Na ocasião, empresários, prefeitos, secretários e líderes da região puderam melhorar o network, conhecer os atrativos da cidade e saber mais sobre benefícios e investimentos disponíveis para Valadares e região. De acordo com a secretária de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Socorro Bretas, ao trazer palestras técnicas o evento auxilia os investidores locais e de fora. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

https://jornaldacidadegv.com.br/cidade/forum-invest-dedicou-dois-dias-ao-desenvolvimento-do-vale-do-rio-doce/

 

Patos tem melhor centro universitário

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgou, na última terça-feira (2/4), o Índice Geral de Cursos (IGC) das Instituições de Educação Superior (IES) do país, referente ao ano de 2022. De acordo com o levantamento, o Unipam de Patos de Minas é o 1º Centro Universitário particular do estado de Minas Gerais, entre os 27 Centros Universitários avaliados. Ampliando esse cenário, no contexto nacional, a instituição é a 20ª colocada do país entre as 274 instituições avaliadas. (Folha Patense)

https://folhapatense.com.br/patos-de-minas/unipam-e-o-melhor-centro-universitario-de-minas-gerais-de-acordo-com-indice-geral-de-cursos-divulgado-pelo-mec/

Expoouro 2024 tem programação

A ExpoOuro 2024, maior festa agropecuária da região, retorna nos dias 3, 4 e 5 de maio, no Clube do Cavalo em Cachoeira do Campo, com o cantor Leonardo e a dupla Bruninho e Davi como atrações principais. Organizada pela Prefeitura de Ouro Preto em parceria com o Clube do Cavalo, o evento promete movimentar a economia local, gerar empregos e oferecer lazer e cultura para a população. Além dos shows nacionais, a festa incluirá concurso de marcha, poeirão e apresentações de músicos locais, sendo aberta ao público e gratuita.  (O Liberal – Ouro Preto)

https://site.jornaloliberal.net/noticia/9723/expoouro-2024-leonardo-se-apresenta-em-cachoeira-do-campo)

Festival celebra culinária e cultura

O Festival Mineiridades está programado para acontecer em Tiradentes, Minas Gerais, neste final de semana, até o dia 14 de abril, em união com a festividade local da Semana da Inconfidência Mineira. Com uma expectativa de público de 10 mil pessoas, o evento celebrará a gastronomia e a cultura mineira por meio de eventos musicais, gastronômicos e uma feira de produtos locais. O festival terá uma programação diversificada, incluindo cursos, palestras, oficinas, shows e aulas de gastronomia, além de estandes dedicados à culinária mineira, com venda de queijos, cafés premium, vinhos e azeites. (MG Turismo – Belo Horizonte)

https://mgturismo.com.br/festival-mineiridades-em-tiradentes-celebra-a-culinaria-e-cultura-mineiras/)

Festa do Trabalhador em Lagoa da Prata

A renomada banda de rock brasileira, Capital Inicial, está confirmada para agitar a Festa do Trabalhador em Lagoa da Prata, promovida pela Prefeitura Municipal no dia 30 de abril. O grupo promete um show memorável para homenagear os trabalhadores neste dia especial. Espera-se um grande público, com moradores locais e visitantes das cidades vizinhas, para desfrutar de um momento de confraternização e reconhecimento ao esforço diário dos trabalhadores em prol do desenvolvimento da cidade e do país. (Tribuna Centro Oeste)

https://tribunacentroeste.com.br/noticias/capital-inicial-vai-agitar-festa-do-trabalhador-em-lagoa-da-prata)

Ipatinga faz Mostra CineCidade

Termina neste sábado, 13 de abril, no Parque Ipanema, a Mostra CineCidade Ipatinga como parte das comemorações dos 60 anos de Ipatinga promovidas pela Usiminas. O evento oferecerá uma experiência de cinema ao ar livre, com entrada gratuita e pipoca liberada, além de atrações musicais e circenses. O festival proporcionará uma variedade de filmes e entretenimento para todas as idades e a programação inclui exibições de curtas-metragens, além de apresentações musicais, cortejo cultural, circo e fanfarra feminina. O evento será encerrado com um show musical da Rádio Exodus. (Portal Silmara de Freitas – Ipatinga)

https://www.silmaradefreitas.com.br/mostra-cinecidade-chega-nesta-sexta/

Uberaba no congresso de telemedicina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Uberaba está participando do XI Congresso Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde em Goiânia (GO), apresentando um projeto de teleconsultoria em endocrinologia como mediador entre a atenção especializada e a primária de saúde. Esse projeto foi implementado em resposta à sobrecarga nos serviços especializados e às filas de espera crescentes. A iniciativa envolve teleconsultorias por webconferência, realizadas duas vezes por semana, mediadas por uma assistente social e uma médica endocrinologista. (Jornal da Manhã – Uberaba)

https://jmonline.com.br/cidade/uberaba-apresenta-projeto-em-congresso-brasileiro-de-telemedicina-1.372266)

Fonte: SINDIJORI MG



Alunos de Santa Vitória participam da etapa microrregional dos JEMG em Capinópolis

0

Os estudantes das escolas Prefeito José Franco de Gouveia e José Paranaíba estão nos preparativos para a disputa dos Jogos Escolares do Estado de Minas Gerais (JEMG). Essa participação nas etapas fora do município só é viabilizada graças ao apoio da prefeitura de Santa Vitória através da secretaria de Esportes e Lazer e secretaria da Educação.

A etapa em questão é a microrregional que acontecerá no município de Capinópolis e a participação de Santa Vitória será com 170 alunos/atletas que vão disputar os jogos nas seguintes modalidades; Voleibol, Basquete, Handebol, Futsal e Xadrez.  

“A participação nessas competições são fundamentais para que os alunos cresçam e se desenvolvam”, pontuou o secretário de esportes e Lazer, Richard José de Paula.

Esteve presente na reunião e desejou bons jogos aos alunos o prefeito de Santa Vitória, Salim Curi, o vice-prefeito, Renato José de Paula, o vereador Gilmar Abeia, o coordenador e professor Teles Batista e as diretoras das escolas Maria e Suelha.

Justiça interdita parcialmente hospital

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Justiça interdita parcialmente hospital

Uma determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) interditou parcialmente o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico Jorge Vaz, localizado em Barbacena. A portaria conjunta, assinada pelo presidente do TJMG, o desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, e pelo corregedor-geral de Justiça de Minas, que instaura a medida, foi publicada na terça-feira, 9. Com a determinação, o centro de tratamento psiquiátrico está impedido de aceitar novos pacientes para internação provisória ou decorrente de medida de segurança com sentença transitada em julgado. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

https://tribunademinas.com.br/noticias/regiao/10-04-2024/justica-interdita-parcialmente-hospital-psiquiatrico-judiciario-em-barbacena.html

China importa café de Paraíso

            A China foi o terceiro maior importador de café de São Sebastião do Paraíso no ano passado. O país comprou 6,19 mil toneladas, o que gerou US$ 23,6 milhões em receita. A China saltou da 28ª posição entre os maiores compradores do produto no município, em 2022, e no ano passado, Paraíso assumiu o quinto lugar entre os maiores fornecedores de café mineiro para o mercado chinês, atrás de Varginha, Guaxupé, Alfenas e Araguari. (Folha da Manhã – Passos)

https://clicfolha.com.br/china-e-o-3o-maior-importador-de-cafe-de-paraiso-e-o-6o-de-minas/

Famep apresenta atletas paralímpicos

A Fundação Municipal de Esportes e Paradesporto realizou um evento para apresentar os atletas paralímpicos de alto rendimento que representarão Araguari no Meeting Paralímpico Loterias Caixa em Belo Horizonte nos dias 12 e 13 de abril. O encontro, que ocorreu no Sicoob/Aracoop, contou com a presença de autoridades, imprensa, atletas e convidados. Durante o evento, foi apresentado o “Banco de Arremesso” desenvolvido pelo paratleta Ailton Alves de Moura, além dos novos uniformes da equipe Paradesporto – Famep. (Gazeta do Triângulo – Araguari)

https://gazetadotriangulo.com.br/famep-apresenta-atletas-paralimpicos-de-alto-rendimento/

Projeto impulsiona agronegócio

O evento de lançamento do Projeto Mais Grãos 2024, realizado no centro administrativo do Sicoob Divicred, teve como objetivo impulsionar o desenvolvimento do setor agrícola na região Centro-Oeste de Minas Gerais. A Avivar Alimentos se comprometeu a apoiar os agricultores por meio do Plano Estratégico Cultivar, proporcionando contratos flexíveis, infraestrutura para recebimento e armazenamento de grãos, visando aprimorar a eficiência e a qualidade da comercialização. Este projeto representa um esforço conjunto para promover inovação e sustentabilidade no agronegócio regional, almejando um futuro próspero para o setor na região. (Portal Gerais – Divinópolis)

https://portalgerais.com/lancamento-do-projeto-mais-graos-2024-impulsiona-agronegocio-na-regiao/)


Lafaiete celebra  ‘Violas de Queluz’

Em uma celebração da cultura local, a cidade de Conselheiro Lafaiete se prepara para um final de semana repleto de música e tradição. Em comemoração ao Dia Municipal das Violas de Queluz, a Secretaria Municipal de Cultura traz uma programação especial que promete encantar os moradores e visitantes. No sábado, 13 de abril terá a apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. Conhecida por sua maestria e paixão pela música regional, a orquestra promete uma noite inesquecível, repleta de melodias que resgatam as raízes da cultura brasileira. No domingo, 14 de abril, terá o aguardado Encontro de Violeiros. Talentos locais e regionais se reunirão para compartilhar seus repertórios, promovendo um verdadeiro espetáculo de habilidade e tradição. (Correio da Cidade)

https://jornalcorreiodacidade.com.br/noticias/35227-final-de-semana-em-lafaiete-celebra-a-tradicao-das-violas-de-queluz)

BDMG anuncia R$ 300 mi em crédito

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), está oferecendo R$ 300 milhões em financiamentos para projetos de inovação em 2024, visando impulsionar o desenvolvimento e a qualidade de vida dos mineiros. Empresas de todos os portes que buscam desenvolver novos produtos, serviços, processos ou tecnologias podem se beneficiar com prazos diferenciados e taxas competitivas. O presidente do BDMG destacou que o crédito estará disponível para todas as empresas mineiras que queiram lançar novidades no mercado, ampliando o conceito de inovação e incentivando diversos setores, desde a indústria 4.0 até a produção de novos produtos. (Jornal da Cidade – Governador Valadares)

https://jornaldacidadegv.com.br/minas-gerais/bdmg-anuncia-r-300-milhoes-em-credito-para-inovacao-com-a-menor-taxa-do-mercado/)

Fonte: SINDIJORI MG



Descubra o próximo craque: Seletiva de talentos no Ituiutaba Clube com observador do América Futebol Clube acontece no dia 28/04

0

No dia 28 de abril, o Ituiutaba Clube será palco de uma oportunidade única para jovens talentos do futebol de Ituiutaba e região, nascidos entre 2007 e 2016.

A partir das 7h da manhã, os aspirantes a craques terão a chance de impressionar o observador do América Futebol Clube, abrindo portas para uma carreira no esporte.

Esta é uma iniciativa dos vereadores Chiquinho, Renato Moura, Boro e Vilsomar Paixão, da Câmara Municipal de Ituiutaba, que viabilizaram a organização deste evento, após uma visita aos representantes do América Futebol Clube na capital mineira.

A inscrição para a seletiva é gratuita e está disponível para atletas das categorias sub-8 até sub-17, devendo ser realizada diretamente nas escolinhas de futebol de Ituiutaba.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem entrar em contato pelos números:

Guarani: (34) 99790-3169 (Cleiton)

Avivar: (34) 99665-2237 (Ramon)

Manchester 02: (34) 99898-3122 (Gemides)

Bola no Pé: (34) 99676-8916 (Fernando)

Sabson: (34) 99671-1537 (Romas)

Cruzeiro: (34) 99887-4238 (Fernando Índio)

Manchester 01: (34) 99673-3322 (Jorge)

Ituiutaba Clube, Boa Esporte, Projeto Social Quero Quero: (34) 99104-4236

Usiminas reduzirá 15% de emissões

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Usiminas reduz 15% de emissões

A Usiminas lançou um plano de descarbonização com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 por tonelada de aço bruto produzido em 15% até 2030, baseando-se em 2019. Esse plano faz parte da agenda ESG da empresa e se concentra em quatro eixos principais: eficiência energética, otimização do mix de matérias-primas, substituição parcial de combustíveis por biomassa e aumento da utilização de energia renovável. O presidente da Usiminas destaca que a descarbonização é uma oportunidade para impulsionar a inovação, competitividade e crescimento sustentável de longo prazo da companhia. (Folha do Povo – Itatiaiuçu)

https://www.folhapovoitatiaiucu.com/usiminas-preve-reducao-de-15-de-emissoes-ate-2030

Municípios promovem Dia D

O Governo de Minas está promovendo a estratégia Vacina Mais Minas, em parceria com o Programa Saúde na Escola, para sensibilizar a população sobre a importância da vacinação. O objetivo é aumentar as coberturas vacinais em todo o estado, com ações de mobilização que incluem verificação da situação vacinal e atualização da Caderneta de Vacinação. Mais de 1800 escolas estão envolvidas na iniciativa, que terá um Dia D de vacinação no sábado, 13 de abril, com mais de 450 cidades participantes. A mobilização visa proteger a população contra doenças contagiosas e promover a imunização coletiva. (Portal G37 – Divinópolis)

(https://g37.com.br/minas-gerais/mais-de-450-municipios-promovem-dia-d-para-ampliar-cobertura-vacinal/)

Festa do Trabalhador em Sete Lagoas

A Prefeitura de Sete Lagoas realizará a Festa do Trabalhador de 2024 no dia 1º de maio no Parque Náutico da Boa Vista, com shows gratuitos. Os ingressos serão trocados por 2kg de alimentos não-perecíveis (arroz, feijão ou macarrão) ou 2 litros de óleo ou leite, para montagem de cestas destinadas a famílias em situação de vulnerabilidade. A programação inclui apresentações de Alan & Alex, + Uma Moda e David Abreu, além do show imperdível de Bruno & Marrone, uma das maiores duplas sertanejas do país. (Diário Sete Lagoas)

https://diariosetelagoas.com.br/festa-do-trabalhador-2024-tera-bruno-marrone-alan-alex-uma-moda-e-david-abreu/

Agro influencer em Manhuaçu

Rafael Stefani, conhecido agro influencer do perfil Café no Brasil, participará como palestrante no 25º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas, em Manhuaçu-MG, e sua palestra abordará o tema “Os jovens na cafeicultura”. Stefani compartilhará sua experiência e visão sobre a participação dos jovens no setor cafeeiro, contribuindo para promover a troca de conhecimentos e fortalecer a cafeicultura na região. Com o perfil Café no Brasil, Rafael é conhecido por mostrar o cotidiano do Sítio Santa Maria, onde produz café arábica, e oferece informações sobre o setor para cafeicultores e interessados. (Diário de Manhuaçu)

https://diariodemanhuacu.com.br/agro-influencer-rafael-stefani-de-alta-mogiana-faz-palestra-em-manhuacu/

Alunos fazem doação para entidades

Durante os meses de fevereiro e abril, os calouros de Medicina da faculdade Afya Ipatinga arrecadaram 5.801 litros de leite como parte do programa Trote Cidadão. Essa iniciativa solidária envolveu os alunos em ações sociais junto à comunidade, beneficiando duas entidades locais: o Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC) e o Lar Paulo de Tarso. A arrecadação proporcionou tranquilidade às entidades, garantindo suprimentos alimentares essenciais, e os alunos puderam participar ativamente dessas atividades, oferecendo carinho, atenção e diversas formas de apoio aos abrigados. (Portal da Cidade – Ipatinga)

https://ipatinga.portaldacidade.com/noticias/cidade/alunos-de-medicina-doam-quase-6-mil-litros-de-leite-para-entidades-de-ipatinga-0034

Atleta itaunense representa o Brasil

A atleta itaunense Angélica Oliveira está prestes a representar o Brasil na Copa Mercosul de Fisiculturismo, que ocorrerá em Mendoza, na Argentina, nos dias 4 e 5 de maio. Angélica expressa sua honra em participar deste prestigiado evento internacional após meses de treinamento intenso e dedicação incansável. Como uma atleta em ascensão na modalidade, Angélica espera não apenas competir, mas também inspirar outros por meio de sua disciplina e determinação. Sua jornada no fisiculturismo começou em 2023. (Jornal Integração – Itaúna)

https://jornalintegracaoitauna.com.br/atleta-itaunense-representa-o-brasil-na-copa-mercosul-na-argentina/

Escritor relata vida em confinamento

Depois de 69 anos, Nelson Pereira Flôres volta à sua terra natal, Águas Vermelhas, lançando obra onde revela o drama da separação familiar por causa da hanseníase. O lançamento do livro “A Rosa e o Machado: Memórias de um brasileiro excluído”, será na sexta-feira, dia 12 de abril, durante solenidade na Câmara Municipal de Águas Vermelhas. A obra, publicada pela editora Autores do Brasil, é uma autobiografia que aborda, em 750 páginas, os anos vividos na Colônia Santa Isabel, em Betim, a saudade de sua terra natal, e o confinamento compulsório em colônias pelo Brasil, de ex-pacientes com hanseníase. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

https://diariotribuna.com.br/?p=24128

Caminhão leva robótica para jovens

O Projeto FabriLab oferece oficinas gratuitas de tecnologia, robótica e programação para crianças e adolescentes em Coronel Fabriciano. Estacionado na Associação Solidariedade Brasil-Togo, o caminhão da robótica visa proporcionar experiências educativas e inovadoras para jovens que normalmente não têm acesso a esse universo tecnológico. As oficinas acontecem dentro do caminhão e buscam despertar o interesse e promover o aprendizado nessas áreas fundamentais nos dias de hoje. Os participantes, com idades entre 10 e 17 anos, podem comparecer ao local acompanhados de seus responsáveis, para participar das atividades. (Jornal Classivale – Ipatinga)

https://jornalclassivale.com.br/noticia/3271/caminhao-itinerante-de-robotica-leva-tecnologia-para-criancas-e-adolescentes-em-fabriciano

Fonte: SINDIJORI MG



Presidente do Sindiextra participa de conferência com empresários alemães

O presidente do Sindicato da Indústria Mineral do Estado de Minas Gerais (Sindiextra), Luís Márcio Viana, participou nesta terça-feira (19/3) de uma conferência com empresários alemães da área da mineração para debater tecnologias, soluções e práticas sustentáveis para o setor. O evento “Green & Smart Mining” foi promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) em parceria com o Ministério Federal alemão de Economia e Proteção Climática (BMWK) e aconteceu no hotel Mercure, em Belo Horizonte.

A delegação veio a Belo Horizonte como parte de um programa de desenvolvimento de mercado para pequenas e médias empresas alemãs. Esta edição do projeto tem como foco empresas com tecnologias inovadoras para o tema “Mineração verde e inteligente”.

Representando a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Luís Márcio Viana falou sobre a importância da mineração para o Estado e de como a parceria entre a Alemanha e Minas Gerais tem sido proveitosa para a indústria mineira.

“Minas Gerais é o centro da produção mineral do Brasil, são mais de 50 minérios explorados comercialmente entre minerais metálicos e não metálicos. O Estado participa com 41,4% do Valor da Produção Mineral do Brasil, sediando as principais empresas extratoras, e a mão de obra mais qualificada no setor”, disse.

O presidente do Sindiextra destacou ainda que Minas Gerais foi o primeiro Governo Subnacional da América Latina e Caribe a aderir à campanha Race to Zero, da qual a FIEMG também é signatária. “O Estado tem a Matriz Energética Renovável mais limpa do país com 95,4% de fontes renováveis, índice superior à média do Brasil e, por meio do Programa Missão Carbono Zero, a FIEMG busca apoiar as indústrias nas estratégias de descarbonização estão sendo elaborados inventários de gases do efeito estufa”, destacou.

Já os desafios atuais para a indústria mineira, segundo Viana, “estão voltados para a digitalização industrial e o desenvolvimento da IOT, assim como pela transição energética em direção a uma indústria sustentável e competitiva”.

Além disso, ele apresentou a estrutura da FIEMG aos alemães e falou sobre a importância da parceria entre o país e a indústria mineira. “Consideramos a Alemanha como um parceiro fundamental no desenvolvimento de tecnologias para ampliar a sustentabilidade nos diversos segmentos da indústria”, disse.

Viana citou a parceria do Centro de Tecnologia e Inovação SENAI com o Instituto Fraunhofer, que traz oportunidades de transferência de tecnologias, produtos e serviços inovadores e viáveis, que podem ser aplicados na indústria. Também falou sobre a atuação da FIEMG, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), na viabilização de oportunidades comerciais e incremento da competitividade da indústria mineira no mercado externo, que culminou na realização do Encontro Econômico Brasil – Alemanha (EEBA), em março de 2023, maior evento bilateral entre os dois países e que contou com a participação de mais de 1.500 brasileiros e alemães. Por fim, falou sobre a Missão Alemanha, que ocorrerá em abril deste ano, e levará uma comitiva de 150 empresários mineiros à Hannover Messe, maior feira de tecnologia para a indústria do mundo.

Além dele, também falaram na abertura: Kathleen Garcia, secretária de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais; Katharina Gerlitz, coordenadora do Centro de Competência de Mineração e Recursos Minerais (AHK SP); Benjamin George, Conselheiro de Assuntos Econômicos, Digitais e Transporte da Embaixada da República Federal da Alemanha; e Julio Nery, diretor de Sustentabilidade e Assuntos Regulatórios do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM).

Na sequência, representantes das 8 empresas integrantes da comitiva alemã – Feluwa Pumpen GmbH, ifm electronic GmbH, Putzmeister Holding GmbH, RWE Technology International GmbH, Terra Montan Gesellschaft für angewandte Geologie GmbH, TPM Engineers GmbH, VEGA Grieshaber KG e WIKA Alexander Wiegand SE & Co. KG – apresentaram projetos e soluções inovadoras com o intuito de estabelecer parcerias com empresas e instituições brasileiras.

Fonte: SINDIJORI MG



15 vereadores trocam de sigla em Ipatinga

 

COLUNA MG

Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

15 vereadores trocam de sigla em Ipatinga

Dos 19 vereadores de Ipatinga, 15 trocaram de partido dentro do prazo estipulado por lei. Isto porque terminou no último sábado (5), a janela partidária. Já nestes novos partidos, os parlamentares devem concorrer à reeleição para o cargo de vereador já pelo novo partido do qual foi filiado. A Lei dos Partidos Políticos (9.096/1995) determina que os mandatos são dos partidos, e não dos vereadores e que estes são eleitos pelo modelo do voto proporcional. Porém, a legislação abre uma brecha, conhecida como janela partidária, que permite a troca de legendas seis meses antes do pleito, para que eles possam trocar de partido sem perder o mandato. (Jornal dos Vales – Ipatinga)

https://www.jornaldosvales.com.br/noticia/46364/dos-19-vereadores-de-ipatinga-15-trocam-de-partido-dentro-do-prazo-estipulado-por-lei

Bem Brasil fecha parcerias

A empresa líder de vendas de batatas congeladas no Brasil, Bem Brasil, estará presente como parceira bronze na Copa Internacional de Mountain Bike, que é seletiva para os Jogos Olímpicos de Paris e atrai atletas de aproximadamente 50 países. Além disso, a Bem Brasil fornecerá batatas para ambos os eventos, que acontecerão em abril em Araxá, Minas Gerais, com expectativa de público superior a 60 mil pessoas. A parceria busca ampliar a visibilidade da marca em âmbito nacional e internacional, aproveitando o potencial dessas competições no ciclismo para promover hábitos de vida saudáveis. (Clarim.net)

https://clarim.net.br/bem-brasil-fecha-parceria-para-a-copa-do-mundo-e-da-copa-internacional-de-mountain-bike/

Atleta da Caldense fica em 10º lugar

O atleta da Caldense, Rafael Leôncio, competiu a 28ª Maratona Internacional de São Paulo na manhã de domingo, 7. Rafael apresentou um grande desempenho entre os principais atletas do Brasil e do mundo, cruzando a linha de chegada em 10º lugar. Participaram cerca de 18 mil corredores e as premiações somadas dos primeiros colocados de cada categoria chegaram a 40 mil reais. Rafael Leôncio foi o sétimo melhor brasileiro da prova, fazendo tempo próximo ao de corredores renomados como Ederson Vilela, Renílson Silva, Geílson Conceição, entre outros. (Jornal da Mantiqueira) https://www.jornalmantiqueira.com.br/2024/04/09/atleta-da-caldense-rafael-leoncio-fica-em-10o-lugar-na-maratona-de-sao-paulo/

Fundação de Arte inaugurada em BH

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) expandiu suas atividades com a inauguração da Faop Liberdade em Belo Horizonte, uma iniciativa do Governo de Minas Gerais em parceria com o Centro de Arte Popular (CAP). A nova unidade, localizada no Circuito Liberdade, oferecerá uma série de ações culturais, como exposições, rodas de conversa e oficinas, totalmente gratuitas. Essa é a terceira extensão da Faop fora de Ouro Preto, seguindo os exemplos de Paracatu e Guaxupé. A próxima cidade a receber uma unidade será Santa Luzia.  (Jornal Andradas Hoje)

https://jornalandradashoje.com.br/governo-de-minas-inaugura-unidade-da-fundacao-de-arte-de-ouro-preto-em-bh/)

Vale do Lítio muda o Vale do Jequitinhonha

O Vale do Jequitinhonha registrou um aumento significativo de 18,45% na abertura de empresas em 2023, impulsionado pelo investimento no setor de extração de lítio. A presença de grandes empresas na região, como a Sigma Lithium, está gerando desenvolvimento econômico e novas oportunidades de emprego e empreendedorismo local. O Vale do Lítio se destaca como um polo em ascensão, atraindo investidores e impulsionando a economia regional. (Balcão News)

https://balcaonews.com.br/2024/04/09/vale-do-litio-muda-o-vale-do-jequitinhonha/

Venda de combustíveis cresce em MG

As vendas de combustíveis em Minas Gerais no primeiro bimestre de 2024 registraram um aumento de 8,5%, totalizando 2,61 milhões de metros cúbicos, impulsionadas principalmente pelo crescimento expressivo do consumo de etanol hidratado, que aumentou 86% no período. O diesel também teve destaque, com um aumento de 6,6% nas vendas. Por outro lado, as vendas de gasolina diminuíram 11,6%. Em fevereiro, as vendas totais de combustíveis no estado alcançaram 1,2 milhão de metros cúbicos, apresentando um crescimento modesto de 0,8% em relação ao mesmo mês de 2023 e uma queda de 6,34% em comparação com janeiro.

Diário do Comércio (https://diariodocomercio.com.br/economia/puxada-pelo-etanol-venda-combustiveis-cresce-minas-gerais/)

Congada participa de festa em Aparecida

Em comemoração a 115ª festa em louvor a São Benedito no município de Aparecida (SP), a Congada de Carvalhópolis Santa Efigênia participou da Consagração das Congadas e Moçambique no Santuário Nacional de Aparecida na festa que acontece logo depois da Pascoa. O evento teve a participação de mais de 200 grupos de congada e Moçambique, que por lá estiveram marcando presença no movimento “tamborizado” dos congos, catopés, moçambique desde a Praça do Santuário em procissão até o altar de exposição da Santa (Nossa Senhora) em seu santuário. O grupo de Congada Santa Efigênia é um bem imaterial registrado como Patrimônio Cultural de Carvalhópolis. (Jornal Panorama)

https://jornalpanoramaminas.com.br/congada-santa-efigenia-de-carvalhopolis-participa-da-115a-festa-em-louvor-a-sao-benedito-em-aparecida-sp/

Fonte: SINDIJORI MG



Cultura em Trânsito leva alunos de Campina Verde para prestigiar peça com Marisa Orth em Uberlândia

0

No último sábado (06/04), o projeto Cultura em Trânsito da Prefeitura de Campina Verde proporcionou uma experiência cultural inesquecível para alunos da rede municipal de ensino. O grupo assistiu à peça teatral “Bárbara”, estrelada pela renomada atriz Marisa Orth, no Teatro Municipal de Uberlândia.

A iniciativa, idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Desenvolvimento Econômico, visa democratizar o acesso à cultura e promover a formação de plateia. Os alunos, acompanhados pelo Chefe de Cultura Atan Gonçalves, tiveram a oportunidade de conhecer um teatro histórico e assistir a uma peça profissional de alto nível.

“Bárbara” é um espetáculo solo que narra a história de uma mulher que luta contra o alcoolismo e se vê diante da necessidade de reconstruir sua vida. A peça aborda temas como resiliência, superação e a busca pela felicidade, utilizando humor e leveza.

O projeto Cultura em Trânsito é mais uma ação da Prefeitura de Campina Verde que visa promover a cultura e a formação de cidadãos críticos e conscientes.