Home Blog

Críticas marcam atuação de Simões 

(Foto: Em Tempo/Reprodução)

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Críticas marcam atuação de Simões
O atual governador de Minas Gerais, Professor Mateus Simões, tem sido alvo de críticas por parte de opositores e setores da opinião pública quanto ao volume de promessas feitas, especialmente em período pré-eleitoral. Simões participa da gestão estadual há mais de sete anos, desde o início do governo de Romeu Zema, tendo atuado como secretário-geral antes de assumir a vice-governadoria. Críticos apontam que, apesar do tempo na administração, diversas obras e projetos só ganharam impulso recente, com destaque para anúncios de recuperação de rodovias e retomada de hospitais que estavam paralisados. (Jornal Em Tempo)
https://jornalemtempo.com/promessas-e-criticas-marcam-atuacao-de-mateus-simoes-em-minas-gerais

Norte terá feira de comércio e serviços
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros vai realizar o lançamento oficial da 31ª edição da Fenics – Feira Nacional da Indústria Comércio e Serviços, no dia 06 de maio, quarta-feira, às 8h da manhã, na entidade. A feira é considerada uma das maiores vitrines de negócios do interior de Minas Gerais, com uma trajetória marcada por crescimento contínuo. A feira acontece entre os dias 10 e 13 de setembro, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, reunindo cerca de 250 estandes e com expectativa de público de aproximadamente 100 mil pessoas, nos 4 dias. (Gazeta Norte Mineira)
https://gazetanm.com.br/31a-fenics-fortalece-conexoes-e-projeta-novos-negocios-no-norte-de-minas/

Fundação recebe certificação
A Fundação Cristiano Varella conquistou, por mais um ano consecutivo, a acreditação ONA Nível 3 – Acreditado com Excelência, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), considerada o mais alto nível de certificação hospitalar do país. O reconhecimento mostra o trabalho que é estruturado ao longo dos anos, com foco na segurança do paciente, na integração das equipes e na melhoria contínua dos processos assistenciais. Para alcançar a certificação, a instituição passou por uma avaliação criteriosa conduzida por uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC), com equipe de avaliadores habilitada pela ONA. (Gazeta de Muriaé)
https://gazetademuriae.com.br/noticia/detalhe/16274/menos-de-1-dos-hospitais-do-brasil-fundacao-cristiano-varella-conquista-acreditacao-maxima-da-ona

Turismo rural cresce em Minas
O turismo rural tem impulsionado a renda de produtores em Minas Gerais, com aumento de até 30% em algumas propriedades que abriram as portas para visitantes. Experiências com queijos, cafés, doces e cachaças têm atraído turistas e transformado atividades tradicionais do campo em novos negócios. Atualmente, são 266 propriedades abertas ao turismo. Em 2025, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) realizou cerca de 3,4 mil atendimentos a produtores que investem no segmento, com presença em diferentes regiões, como Norte, Sul e Noroeste do Estado. (Edição do Brasil)
https://edicaodobrasil.com.br/turismo-rural-aumenta-a-renda-de-produtores-em-ate-30-no-estado/

Médio Rio Grande pode ter Ceasa
A implantação de uma unidade da Ceasa Minas na região do Médio Rio Grande foi o grande destaque da 207ª Assembleia Geral Ordinária da AMEG, realizada na sexta-feira (24), em Passos. O encontro, que reuniu lideranças de diversos municípios consorciados, marcou um passo decisivo para o fortalecimento do agronegócio e da logística de abastecimento local. O diretor da Ceasa Minas, Filipe Rodrigues Ávila, apresentou aos prefeitos a proposta para a realização de um estudo técnico de viabilidade, que será conduzido pelo Ipead/UFMG. O projeto abrange três polos do estado (Sul, Noroeste e Centro-Oeste), com um custo compartilhado. (Observo)
https://www.observo.com.br/ameg-avanca-em-projeto-para-implantar-unidade-da-ceasa-no-medio-rio-grande

Exposição celebra as regiões cafeeiras
Minas Gerais, o coração da cafeicultura brasileira, recebe a exposição cultural itinerante “Brasis Cafés de Origem”, uma jornada imersiva que combina fotografia, conhecimento técnico e experiências sensoriais para celebrar as regiões que detêm o selo de Indicação Geográfica (IG). Acontecerá em Carmo do Paranaíba (Cerrado Mineiro) de 23 de abril a 2 de maio de 2026, e em Viçosa (Matas de Minas) de 6 a 18 de maio. A iniciativa busca conectar o consumidor à “história e alma” por trás de cada grão, destacando como o selo de origem transforma o café de uma simples commodity em um produto de valor agregado e identidade preservada. (MG Turismo)
https://mgturismo.com.br/exposicao-brasis-cafes-de-origem-que-acontece-em-carmo-do-paranaiba-e-vicosa-celebra-a-identidade-e-a-excelencia-das-regioes-cafeeiras-do-pais/

 

​Sistema Faemg Senar lança campanha que leva o agro ao território da cultura 

Criada pela Dezoito Comunicação, iniciativa aposta na música sertaneja para aproximar o agro da sociedade

O Sistema Faemg Senar lança, no próximo domingo, 26 de abril, uma nova campanha publicitária que busca posicionar a instituição, por meio da Formação Profissional Rural, como agente de transformação no campo. A proposta é retratar a jornada real do produtor rural mineiro, evidenciando o cotidiano de quem enfrenta desafios, investe em conhecimento, supera adversidades e contribui diretamente para a geração de riqueza no estado.

Para traduzir essa mensagem, a campanha aposta em uma linguagem fortemente conectada à cultura do campo: a música sertaneja, que aproxima a comunicação do público de forma mais emocional e acessível. O principal formato da campanha é um videoclipe de um minuto e meio, mais próximo da indústria musical do que da publicidade tradicional. 

O ponto de partida é direto. Pesquisa Quaest (2025), em parceria com o Sistema Faemg Senar, revela que, embora 8 em cada 10 mineiros tenham uma visão positiva do agro, persistem distorções relevantes: 53% acreditam que o produtor é rico, 55% que anda de carro novo e 61% que é pouco escolarizado. Um retrato que não corresponde à realidade de uma atividade cada vez mais técnica e intensiva em conhecimento.

A campanha organiza essa tensão a partir do conceito “Pra aprender, tem o Senar”, apresentando o programa de Formação Profissional Rural como eixo central da narrativa. O produtor surge como protagonista de uma jornada contínua de aprendizagem, alguém que evolui a partir da qualificação e da gestão.

“Este é o momento de mostrar aos mineiros a verdadeira força do campo e o papel do Senar, que, ao levar conhecimento e qualificação até as propriedades rurais, ajuda o produtor a se desenvolver e a produzir cada vez melhor”, destaca o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

  • Formato 

“A aposta em um videoclipe de 1 minuto e meio, contraria o que as cartilhas de propaganda falam hoje, sobre vídeos curtos para performar melhor, mas parte da nossa decisão de lançar a campanha como um produto cultural, porque sabemos que não basta estar presente. É preciso ser consumido. E, mais que isso, compartilhado”, diz Adriano Moreira, diretor de Criação da Dezoito Comunicação.

Outro movimento relevante está no desdobramento da campanha. “Ao estruturar a comunicação como um conteúdo que pode se tornar trilha de redes sociais, eventos e até do cotidiano das pessoas, o Sistema Faemg Senar migra de um modelo de interrupção para um modelo de inserção cultural”, explica Rogério Maurício Pereira, coordenador de Comunicação da instituição.

A campanha estreia no intervalo do Fantástico neste domingo (26/4) e ficará no ar por dois meses. A veiculação inclui TV aberta, mídia out of home (como outdoors e busdoors), rádio e plataformas digitais, com alcance em todo o estado.

 

Contratações desaceleram em Minas 

Foto: Gil Leonardi / Impresa MG

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Contratações desaceleram em Minas
Os efeitos da desaceleração na economia já começam a aparecer com força na base do mercado de trabalho das micro e pequenas empresas (MPEs) de Minas Gerais. Em fevereiro, o setor, responsável pela maior parte dos empregos no País, registrou saldo de 12.705 postos formais no Estado, 61% menos que no mesmo período anterior, quando atingiu 32.825 postos. Os dados são do Painel de Inteligência do Sebrae, com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A movimentação no período somou 137.992 contratações contra 125.287 dispensas. (Diário do Comércio)
https://diariodocomercio.com.br/economia/mercado-trabalho-mpes-minas-gerais/

Felinju projeta crescimento de até 30%
O município de Juruaia, conhecido nacionalmente como a “Capital da Lingerie”, abriu as portas de seu Centro de Eventos nesta quinta-feira (23) para a 29ª edição da Felinju. O evento, que se estende até sábado (25), consolida-se como a maior vitrine de moda íntima, praia, fitness e sleepwear do Brasil, atraindo compradores e empresários de diversos estados em busca das principais tendências do setor. Com cerca de 70 marcas expositoras, a feira deste ano foca na inovação tecnológica e na conexão emocional com o consumidor, reforçando o papel de Juruaia como lançadora de tendências. (Muzambinho.com)
https://muzambinho.com.br/2026/04/24/felinju-2026-juruaia-reafirma-forca-do-polo-de-moda-intima-em-sua-29a-edicao/

Feira Literária transforma Poços
Poços de Caldas passa a ser um dos principais polos culturais do país com a realização do Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas e Feira do Livro do Sul de Minas. O festival acontece no Parque José Affonso Junqueira (atrás do Palace Hotel) e em espaços parceiros, com início neste sábado (25) e programação até 3 de maio. Com o tema “Cartas e Diários”, o festival convida o público a explorar a escrita íntima como ferramenta de compreensão do mundo. O centro histórico se transforma em uma grande Vila Literária a céu aberto, com mais de 50 expositores entre editoras, livrarias e entidades, consolidando o evento como um dos maiores do livro em Minas Gerais. (Jornal Mantiqueira)
https://www.jornalmantiqueira.com.br/2026/04/23/flipocos-2026-transforma-pocos-de-caldas-em-um-dos-maiores-territorios-literarios-do-brasil-e-do-mundo/

Festa da Serra mobiliza fiéis e visitantes
A tradicional Festa da Serra, em honra à Santa Cruz e Santa Helena, será realizada entre os dias 26 de abril e 4 de maio, na Capela de Santa Helena, em Sete Lagoas. Promovido pela Paróquia São Pedro, o evento conta com o apoio da Prefeitura de Sete Lagoas e traz uma extensa programação religiosa e cultural, marcada por momentos de fé, devoção e integração entre as comunidades. A abertura acontece neste domingo (26), com o Encontro Diocesano e o Terço dos Homens. (Diário de Sete Lagoas)
https://www.diariosetelagoas.com.br/festa-da-serra-mobiliza-fieis-e-visitantes-a-partir-deste-domingo-26

Aeroporto de Varginha terá segurança ampliada
A Prefeitura de Varginha deu um passo importante para a modernização do Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky ao lançar, no dia 9 de abril, a licitação para a instalação do sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão). O equipamento deverá ser instalado ainda em 2026. O aeroporto de Varginha já é o único com balizamento noturno no Sul de Minas e passará a ser também o único da região a contar com essa tecnologia. (O Debate)
https://www.odebatenoticias.com.br

Caeté debate a mobilidade
A Prefeitura de Caeté abriu o debate público sobre o futuro da mobilidade na cidade. Na próxima quarta-feira, dia 29 de abril, às 19h, a população está convidada a participar de uma Audiência Pública que vai tratar da elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município. O encontro será na Fundação Educacional de Caeté (FEC), no bairro José Brandão. A iniciativa segue diretrizes do Estatuto da Cidade, que exige participação popular na construção de políticas urbanas. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-convoca-populacao-para-discutir-novo-plano-de-mobilidade-urbana-em-audiencia-publica/

Manhuaçu também debate o trânsito
O Conselho de Segurança Pública (Consep) realizou, na noite da terça-feira (14), reunião ordinária para discutir os problemas do trânsito em Manhuaçu e possíveis soluções para melhorar a mobilidade urbana. O encontro contou com a participação do diretor do Departamento de Trânsito, Eustáquio Leite, que apresentou esclarecimentos e ouviu demandas dos conselheiros e da população. Durante a reunião, foram debatidos temas como o aumento de infrações, a necessidade de fiscalização mais efetiva e os pontos críticos que têm gerado congestionamentos, especialmente na região central. (Diário de Caratinga)
https://diariodecaratinga.com.br/regional/consep-discute-transito-e-propoe-medidas-para-melhorar-mobilidade-em-manhuacu/

 

​Negociação entre AMM e Copasa garante antecipação de até R$ 350 milhões para municípios e permite adiar cobrança de esgoto para 2029 

Em sua primeira negociação à frente da Associação Mineira de Municípios (AMM), o presidente da entidade e prefeito de Iguatama, Lucas Vieira, avançou na construção de um acordo com as prefeituras sobre o modelo de desestatização da Copasa. A proposta, articulada com a presidente da companhia, Marília Carvalho de Mello, assegura aos municípios mineiros a possibilidade de antecipação de recursos do repasse tarifário depositado no Fundo Municipal de Saneamento, regulamentado pela ARSAE.

Dependendo da adesão das prefeituras, o valor pode ultrapassar R$ 350 milhões. Além disso, os municípios poderão optar pelo adiamento do início da operação e da cobrança das tarifas de esgotamento sanitário para 2029, com escalonamento dos investimentos conforme o Novo Marco do Saneamento.

  • Antecipação de recursos

Os municípios que substituírem os contratos atuais por contratos de concessão com a Copasa poderão antecipar os valores do Fundo Municipal de Saneamento referentes ao período de setembro de 2026 a dezembro de 2028, ou seja, até o fim do atual mandato dos prefeitos.

O pagamento será realizado em duas parcelas:

  • Outubro de 2026
  • Março de 2027

Atualmente, esses repasses estão limitados a até 4% da receita líquida mensal.

  • Impacto para os usuários

Além do reforço financeiro aos municípios, a negociação traz impacto direto para a população. As tarifas de esgotamento sanitário poderão ser adiadas para 2029, acompanhando o início da operação e o cronograma de investimentos da companhia nas cidades onde a Copasa já atua no abastecimento de água e passará a operar também o esgoto.

┃ A privatização da Copasa não está em discussão. Já foi aprovada pela Assembleia Legislativa. Diante disso, a prioridade da AMM é garantir que os municípios participem desse processo, evitando descontinuidade dos serviços e assegurando tarifas justas para a população, afirmou Lucas Vieira.

  • Apoio técnico e adesão dos municípios

A proposta foi apresentada em assembleia realizada na sede da Associação Médica de Minas Gerais, no dia 23 de abril, e prevê a criação de uma mesa de atendimento exclusiva da Copasa dentro da AMM.

O suporte contará com:

  • Técnicos da Copasa
  • Equipes técnicas e jurídicas da AMM

Até o dia 17 de abril, pelo menos 265 municípios já haviam iniciado tratativas e recebido a minuta do contrato padrão.

  • Novo modelo contratual

O modelo proposto estabelece:

  • Ampliação do prazo de concessão até 2073
  • Metas alinhadas ao Novo Marco Regulatório
  • Universalização progressiva dos serviços
  • Maior previsibilidade regulatória

Proteção aos municípios

A mediação da AMM é considerada essencial para proteger municípios menores e deficitários.

Atualmente:

  • A Copasa possui contratos com 636 prefeituras

309 com água e esgoto
327 apenas com água

  • 380 municípios contam com tarifas subsidiadas

331 atendidos pela Copasa
49 pela Copanor

Decisão estratégica

A AMM reforça que seguirá ao lado das prefeituras na decisão entre aditar contratos existentes ou aderir ao modelo de concessão.

O objetivo é garantir a melhor escolha para os municípios e viabilizar a universalização do acesso à água e ao esgotamento sanitário até 2033.

 

Polícia Militar recupera veículo furtado em Ituiutaba

0

54º BPM EM AÇÃO

No dia 22 de abril, após receber informações sobre um furto de veículo, a Polícia Militar de Minas Gerais realizou diligências com o intuito de localizar o automóvel subtraído.

Durante as buscas, o veículo foi localizado no bairro Centro, sendo removido para o pátio credenciado e, posteriormente, restituído ao proprietário.

A Polícia Militar de Minas Gerais segue atuando de forma incansável na defesa da sociedade, empregando todos os esforços necessários para prevenir crimes, recuperar bens subtraídos e garantir a segurança da população mineira.

– Veículo recuperado:

  • 01 veículo Fiat/Uno, cor prata

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS – 250 ANOS!

A FORÇA DO POVO MINEIRO!

PRESENÇA QUE PROTEGE!

ALCO 54° BPM

Vigilância Sanitária apreende mais de 500 kg de carne imprópria para consumo

0

Ação em 15 estabelecimentos flagrou armazenamento inadequado e falta de procedência; produtos irregulares foram descartados em aterro

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Saúde, apreendeu e inutilizou mais de 500 quilos de carnes consideradas impróprias para o consumo humano. A operação da Vigilância Sanitária (Visa) inspecionou 15 estabelecimentos na cidade com o objetivo de mitigar riscos à saúde pública gerados pelo manejo irregular de alimentos.

Os produtos foram recolhidos após os fiscais constatarem infrações que comprometem a segurança alimentar, como armazenamento em temperaturas inadequadas, falta de identificação de procedência e condições higiênico-sanitárias insatisfatórias.

O trabalho é contínuo e ocorre em duas frentes: apuração de denúncias e inspeções periódicas de rotina. Segundo o órgão, a abordagem inicial aos comércios adota um caráter educativo. Durante a primeira visita a casas de carnes e açougues, os fiscais orientam os responsáveis e estipulam um prazo para que as adequações necessárias sejam feitas.

A apreensão das mercadorias só ocorre caso o estabelecimento descumpra as orientações após o término do prazo concedido. Nesses casos, os produtos recolhidos, por apresentarem potencial risco de contaminação e danos à saúde humana, não podem ser destinados a doações. Todo o volume apreendido é obrigatoriamente encaminhado para descarte no aterro sanitário do município.

Embora a Vigilância Sanitária tenha a prerrogativa de instaurar processos administrativos e aplicar multas, o órgão ressalta que o caráter punitivo é adotado em menor escala, uma vez que a maioria dos comerciantes regulariza a situação dentro do prazo estipulado na fase educativa.

Alta do diesel chega a 24% em JF 

Foto: Felipe Couri

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Alta do diesel chega a 24% em JF
Abastecer com diesel S10 – combustível menos poluente – está mais caro em Juiz de Fora. A alta já aparece na comparação com o mesmo período do ano passado, quando o preço médio do litro avançou 18,2%, mas também se revela no comportamento do combustível ao longo de 2026. Depois de um início de ano com poucas oscilações, o valor passou a subir com mais intensidade nas últimas semanas. Em Juiz de Fora, o diesel S10 abriu janeiro em R$ 6,03 e se manteve próximo desse patamar até o início de março. No acumulado de 2026, a alta chega a 24% no município, 23,9% em Minas Gerais e 23,2% no país. (Tribuna de Minas)
https://tribunademinas.com.br/noticias/economia/21-04-2026/alta-do-diesel-juiz-de-fora.html

Ex-aluno da UFV entre os 100 influentes
O pesquisador brasileiro Luciano Moreira, ex-aluno da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi incluído na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2026 pela revista Time. O reconhecimento internacional destaca sua atuação na liderança da implementação do método Wolbachia, uma estratégia inovadora no combate à dengue. No ano anterior, Moreira já havia sido citado pela revista Nature como um dos dez cientistas que mais influenciaram a ciência em 2025. (Folha da Mata)
https://www.folhadamata.com.br/ex-aluno-da-ufv-entra-na-lista-das-100-pessoas-mais-influentes-do-mundo-em-2026

Hospital de Patrocínio tem projeto
O Governo Municipal apresentou o projeto arquitetônico do futuro Hospital Municipal de Patrocínio, equipamento de médio porte planejado para ampliar a capacidade de atendimento da rede pública de saúde. A unidade será construída no Bairro São Lucas e será viabilizada com recursos estaduais e próprios e, atualmente, encontra-se em fase de projeto para futura licitação. O hospital foi concebido para atender à demanda crescente da população por serviços hospitalares, contará com mais de 80 leitos, incluindo áreas de internação, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e salas cirúrgicas, além de um Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), equipado com tomógrafo, ressonância magnética, raio-X, ultrassonografia, endoscopia e colonoscopia, entre outros exames. (Jornal de Patrocínio)
https://www.jornaldepatrocinio.com/apresentado-projeto-arquitetonico-do-futuro-hospital-municipal-de-patrocinio

Caeté abre licitação de R$ 14,1 milhões
A Prefeitura de Caeté anunciou a abertura de licitação para a execução de uma obra de contenção no Córrego Caeté, na Avenida João Pinheiro. O projeto prevê a contratação integrada de empresa ou consórcio responsável tanto pela elaboração dos projetos básico e executivo quanto pela execução da obra. Com valor estimado em R$ 14,19 milhões, a iniciativa integra o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio de termo de compromisso firmado entre o município, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal. (Jornal Opinião)
https://www.opiniaocaete.com.br/caete-abre-licitacao-de-r-141-milhoes-para-obra-de-contencao-no-corrego-caete/

Amams promove inclusão de famílias
A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) alcançou mais uma importante conquista em defesa dos municípios e da população do campo: a inclusão de 2.280 famílias do Norte de Minas no programa Garantia-Safra (safra 2024/2025), após articulação institucional junto ao Governo Federal. Foram contempladas as cidades de Brasilinha, Engenheiro Navarro, Francisco Dumont, Glaucilândia, Guaraciama, Japonvar, Olhos-d’Água, São João da Lagoa e Varzelândia, no Norte de Minas. (Novo Jornal de Notícias)
https://novojornaldenoticias.com/noticias/amams-promove-inclusao-demais-familias-no-plano-safra/

Divinópolis faz Fashion Revolution
A Semana Fashion Revolution 2026, principal campanha de mobilização da sociedade civil pela transformação da moda, acontece até 28 de abril. Com o tema “Fortalecer ecossistemas da moda”, a edição convida profissionais, estudantes, marcas e a sociedade civil a unir saberes, integrar iniciativas e atuar coletivamente em prol de mudanças estruturais no setor. Em 2025, a campanha mobilizou cerca de 780 voluntários e promoveu mais de 730 ações em 90 cidades, alcançando mais de 23 mil pessoas em atividades presenciais e online, como oficinas, palestras, cine-debates e intervenções urbanas. (Portal G37)
https://g37.com.br/divinopolis/semana-fashion-revolution-2026-em-divinopolis-mobiliza-sociedade-para-fortalecer-ecossistemas-da-moda-no-brasil/

Leilão é destaque na Expozebu
A programação da ExpoZebu 2026 contará com um dos eventos mais aguardados do setor pecuário: o 7º Leilão Guadalupe Agropecuária, marcado para o dia 25 de abril, às 12h, em Uberaba. O leilão integra a agenda oficial da feira e é homologado pelo PMGZ, além de chancelado pelo Pró-Genética, programas que reforçam a qualidade genética e a credibilidade dos animais ofertados. Durante o remate, serão disponibilizados 34 animais da raça Nelore PO, sendo 33 fêmeas e um macho. (Jornal de Uberaba)
https://www.jornaldeuberaba.com.br/noticia/149342/7o-leilao-guadalupe-agropecuaria-sera-destaque-na-programacao-da-expozebu

 

Prefeitura de Ituiutaba promove edição do PASPI no Bairro Natal

0

Evento será realizado na terça-feira (28), das 18h às 21h, na Praça Mário Natal

A Prefeitura de Ituiutaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará, na próxima terça-feira, 28 de abril, mais uma edição do Programa de Ação Social para o Povo de Ituiutaba (PASPI). O evento, que ocorrerá das 18h às 21h, levará uma série de serviços gratuitos à população do bairro Natal e região.

A ação será realizada na Praça Mário Natal, no bairro Natal. O objetivo é oferecer atendimentos em diversas áreas, como saúde, assistência social, habitação e cidadania.

A estrutura do PASPI conta com o envolvimento de diferentes setores da Prefeitura de Ituiutaba, além de diversos parceiros.

Serviços:

  • Cartão de Todos
  • Fundação Zumbi dos Palmares
  • DNASE
  • Tijucanna Cannabis
  • Secretaria de Agricultura
  • Assistência Judiciária
  • Biblioteca Municipal (pintura facial)
  • CRAMI
  • CREAS
  • Defensoria Pública
  • Família Acolhedora
  • Fundação Cultural, com a Banda Municipal
  • Secretaria de Meio Ambiente
  • Criança Feliz
  • Procon
  • SAE
  • Sala Mineira
  • Secretaria de Saúde
  • Sine
  • UEMG
  • UFU
  • Unidade Mista
  • Universidade Unigrande
  • Câmara Municipal
  • Habitação
  • Agência do Povo
  • Cadastro Único
  • PACE
  • Uniube (Psicologia)
  • Liliane (Escola Estadual Fernando Alexandre), com quick massage

​Feira da Estação realiza edição especial de Dia das Mães no SESI Museu de Artes e Ofícios 

Fotos: Mariana Theodorica | Daniel Mansur

Evento reúne cerca de 94 expositores, programação cultural e experiências autorais em Belo Horizonte

A Feira da Estação chega à sua segunda edição com uma programação especial dedicada ao Dia das Mães, entre os dias 24 e 26 de abril, no SESI Museu de Artes e Ofícios, na Praça da Estação, em Belo Horizonte. Com entrada gratuita, o evento acontece na sexta e no sábado, das 10h às 19h, e no domingo, das 10h às 17h, consolidando-se como um dos encontros mais relevantes da cena criativa e autoral da capital mineira.

Em parceria e com curadoria de Mary Arantes, a feira, que é viabilizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMIG, ocupará os espaços do prédio principal do museu e reunirá cerca de 94 expositores, entre artistas e designers que trabalham com cerâmica, bordado, obras têxteis, marcenaria, tapeçaria, moda e diversas outras técnicas artesanais. Mais do que uma mostra de produtos, a proposta é criar um ambiente de troca e conexão entre arte, memória, identidade e patrimônio, valorizando saberes manuais e ofícios tradicionais que seguem vivos na cultura brasileira.

A programação vai além da exposição e comercialização de peças autorais. O público poderá participar de oficinas gratuitas para crianças e adultos, acompanhar bate-papos com artistas com intérprete em libras, além de aproveitar uma área gastronômica e atrações musicais. A iniciativa reforça o caráter plural e acessível da feira, ao mesmo tempo em que dialoga com um público interessado em experiências culturais qualificadas.

A curadoria de Mary Arantes imprime à feira um olhar sensível e apurado sobre a produção artesanal. Nascida no Vale do Jequitinhonha, região reconhecida pela riqueza cultural e artesanal, Mary é criadora da marca Mary Design e do evento Quermesse da Mary. Sua trajetória é marcada pela valorização da arte popular brasileira e pela conexão entre tradição e contemporaneidade. Nesta edição, a proposta é expandir fronteiras e apresentar a potência do feito à mão em Minas Gerais e além, em um espaço que preserva e resguarda esses saberes. Programação

A feira reúne uma seleção de artistas e criadores que apresentam trabalhos autorais em diferentes linguagens, técnicas e suportes:

  • Marina RB | Artes Plásticas – Com a proposta “Plano”, a artista investiga relações entre arquitetura, filosofia e construção de futuros possíveis. A partir de reflexões sobre memória, vivência e coletividade, o trabalho propõe pensar o presente como base para a criação de novos mundos, explorando a interseção entre o subjetivo e o coletivo.Marina
  • Amália | Arte Têxtil – Apresenta tapeçarias artesanais desenvolvidas com técnica de tufting em tela cristal. As peças exploram formas orgânicas, transparência e interação com o ambiente, criando diferentes percepções conforme a luz e o olhar do público.
  • Rodrigo Borges | Artes Plásticas – Instalações feitas com fitas adesivas coloridas que constroem tramas, bandeiras e superfícies em diálogo com o espaço. As obras exploram a relação entre geometria, movimento e arquitetura, criando experiências visuais imersivas e mutáveis.
  • Bruno Amarante | Esculturas em Cerâmica – Na série “Paisagens do Ferro”, o artista reflete sobre as transformações do território mineiro a partir da mineração. A obra articula memória, paisagem e história, trazendo referências à exploração mineral e seus impactos culturais e sociais ao longo do tempo.
  • Cris Marzagão| Estúdio Trama – À frente do Estúdio Trama, apresenta mobiliários e objetos autorais que unem arte e manualidade. Peças únicas, feitas à mão, que valorizam afeto, funcionalidade e identidade nos espaços.
  • Juliana Ramos | Arte Floral – A artista apresenta obras inspiradas na força feminina e na experiência da maternidade. A partir de uma paleta de tons intensos, suas criações evocam a transformação, origem e o florescimento constante das mulheres.
  • Luiz Cláudio Apto03/ Exposição Moda – Com peças da coleção “Grão” (SPFW inverno 2025), o artista propõe uma reflexão sobre memória, trabalho e formação social do Brasil. A partir do ciclo do café, a obra tensiona narrativas históricas e questiona os símbolos de riqueza e progresso.

Outras atrações Encontrinho, roda de conversa, ( espaçamento) oficinas de Flores de Crepom, de Restauração de Forma de Queijo, de Mini Carro de Boi e de Escrita Têxtil.

SERVIÇO

Feira da Estação – 2ª edição especial Dia das Mães
Data: 24, 25 e 26 de abril Horário: sexta e sábado, das 10h às 19h; domingo, das 10h às 17h
Local: SESI Museu de Artes e Ofícios – Praça Rui Barbosa, 600, Centro, Belo Horizonte
Acessibilidade: bate-papos com intérprete em libras
Entrada gratuita e as vagas são limitadas.
Projeto viabilizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMIG.

Denise Lucas
Imprensa FIEMG

 

Ex-secretária agraciada em Ouro Preto 

Foto: Filipe Natanael 

COLUNA MG
Principais destaques dos jornais e portais integrantes da Rede Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Ex-secretária agraciada em Ouro Preto
A advogada, empresária e gestora pública Bárbara Botega foi condecorada com a Medalha da Inconfidência, a mais alta distinção concedida pelo Estado de Minas Gerais. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira, 21 de abril, em Ouro Preto, dentro das celebrações do Dia de Tiradentes, data simbólica que reverencia os ideais de liberdade e cidadania. O reconhecimento chega em um momento de consolidação da trajetória pública de Bárbara, que também desponta como pré-candidata a deputada federal pelo Partido Novo nas eleições de 2026. (Minas Conexão)
https://minasconexao.com.br/barbara-botega-ex-secretaria-no-governo-zema-e-agraciada-com-a-medalha-da-inconfidencia/

5 mil animais de volta à natureza
O Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) e os Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) estruturam o atendimento à fauna em Minas Gerais, assegurando o recebimento, cuidado e devolução de milhares de animais ao habitat natural todos os anos. As unidades recebem animais oriundos de ações de fiscalização, resgates e entregas voluntárias. Atualmente, o estado possui cinco unidades em operação e recebe cerca de 8 mil animais por ano, sendo aproximadamente 5 mil reintroduzidos após reabilitação. (Portal Carlos Souto)
https://www.portalcarlossouto.com.br/meio-ambiente/minas-gerais-devolve-cerca-de-5-mil-animais-silvestres-por-ano-a-natureza-com-atendimento-especializado/

Sabará faz o Festival do Ora-pro-nóbis
Sabará se prepara para viver mais um capítulo importante de sua história cultural e gastronômica. Nos dias 1, 2 e 3 de maio de 2026, o tradicional bairro de Pompéu será palco da 28ª edição do Festival do Ora-pro-nóbis, um dos eventos mais emblemáticos do calendário turístico e cultural do município. Reconhecida por preservar suas tradições e valorizar sua identidade, a cidade transforma o festival em um verdadeiro encontro entre gerações, onde a culinária típica se mistura com memórias, saberes populares e o orgulho de ser sabarense. (Folha de Sabará)
https://folhadesabara.com.br/noticia/56585/festival-do-ora-pro-nobis-2026-em-sabara-pompeu-recebe-a-28o-edicao-com-gastronomia-cultura-e-tradicao

Parceria absorve mão-de-obra
A Prefeitura de Araxá e a CBMM firmaram uma parceria para o aproveitamento da mão de obra local após o encerramento das atividades da Mosaic no município. A iniciativa busca reduzir os impactos das demissões, com o direcionamento de trabalhadores para novas oportunidades, principalmente em empresas terceirizadas que prestam serviços à mineradora. O processo será intermediado pelo Sine Araxá, que, a partir do dia 4 de maio, passa a receber currículos e realizar o encaminhamento dos profissionais para as vagas disponíveis, conforme o perfil exigido pelas empresas. (Jornal Interação)
https://www.jornalinteracao.com.br/prefeitura-de-araxa-e-cbmm-firmam-parceria-para-aproveitamento-de-mao-de-obra-da-mosaic

Técnicos do Samu de BH anunciam paralisação
Técnicos de enfermagem do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belo Horizonte anunciaram paralisação para esta quarta-feira (23) em protesto contra a demissão de cerca de 25% do efetivo que atua nas Unidades de Suporte Básico (USB). O corte foi divulgado durante uma reunião convocada pela Prefeitura da capital e deve ocorrer no dia 1º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalho. (Por Dentro de Minas)
https://pordentrodeminas.com.br

Culinária mineira ganha projeção
Minas Gerais volta a ganhar projeção internacional a partir das notas divulgadas pelo site TasteAtlas a produtos e referências da cozinha mineira. Sabores emblemáticos de Minas aparecem com pontuações elevadas, acima de 4, e, em alguns casos, chegando a 5 na plataforma global que reúne grande volume de avaliações de pessoas de diferentes partes do mundo. O resultado reafirma a força da cozinha mineira no cenário internacional e consolida o estado como um dos grandes territórios gastronômicos do planeta. (Estrada Nacional)
https://www.estradanacional.info/post/cozinha-mineira-%C3%A9-destaque-em-ranking-internacional-e-refor%C3%A7a-estado-entre-os-grandes-destinos-gastr

Araguari tem educação preventiva
Parcerias entre escolas e o Corpo de Bombeiros têm se mostrado cada vez mais estratégicas para fortalecer a segurança e a formação cidadã. Ao atuarem de forma integrada, essas instituições ampliam o alcance de ações educativas voltadas à prevenção de acidentes, ao respeito às leis e ao desenvolvimento de uma cultura de responsabilidade social. Nesse contexto, os alunos passam a compreender melhor os riscos do cotidiano e aprendem, na prática, como agir em situações de emergência, o que contribui diretamente para a preservação de vidas. (Gazeta do Triângulo)
https://gazetadotriangulo.com.br/uniao-entre-escolas-e-corpo-de-bombeiros-impulsiona-educacao-preventiva/